Como cuidar de girassol, plantio e cultivo

Como cuidar de girassol? O girassol, Helianthus annuus, é uma planta da família Asteraceae nativa da América do Norte. Ela produz flores na primavera e verão, mas pode reproduzir o ano todo dependendo da temperatura. É uma planta que mais se identifica com o verão. Heliantrópica, ela cresce na direção do sol, se volta para a luz do sol. São tolerantes ao calor e resistem a pragas.

Eles dão uma flor grande com pétalas amarelas parecidas com margaridas, às vezes as pétalas podem ser vermelhas. O meio da flor marrom fica cheio de sementes. Suas raízes são rastejantes ou tuberosas e podem atingir quase 5 metros de altura. Veja como plantar e cultivar esta planta do verão.

Como cuidar de girassol

O girassol cresce melhor em locais com luz direta do sol, pelo menos 6 a 8 horas por dia, eles gostam do verão longos para dar flor. Sua temperatura ideal para florescer é entre 20 e 25 graus celsius.

Suas raízes são longas e precisam se esticar, por isso é importante um solo solto e bem drenado. Ao plantar no jardim cave 60 cm em profundida e 90 cm de circunferência, para o solo não ficar compacto. Preferem solo com pH entre 6 e 7,5 e precisam de solo enriquecido com matéria orgânica. Não deve-se deixar na sombra senão o caule cresce frágil, correndo risco de não aguentar o peso da flor. Nem deixe em local com muito vento.

Se for plantar em vaso dê preferência para os girassóis anões que não crescem muito e podem ficar em jardineiras, senão você vai precisar de um vaso de pelo menos 20 litros. No vaso o processo é o mesmo, ele precisa de um solo fofo e bem drenado, além de compostagem. Regue uns 25 mL de água para cada semente que plantar, repita a cada um ou dois dias, o solo deve ficar úmido até a germinação. Demora de 4 a 8 dias para germinar.

Cultivando girassol

Em qualquer um dos casos as regas devem ser regulares mas ele aguenta um período de seca. O ideal é molhar quando sentir a parte superior da terra seca. Se estiver no vaso regue até ver que a água saiu no prato, pare, aguarde e jogue fora a água do prato. Tente não molhar as folhas!

Sempre tente deixar o solo úmido, não encharcado.

Como cuidar de Girassol
Como cuidar de Girassol, plantar e cultivar

Se a planta for de jardim e ficar muito alta coloque estaca de bambu para apoiar o caule e ele crescer forte.

Deve-se ter cuidado com os pássaros que vêm atrás das sementes, caso queira aproveitá-las coloque tela em volta quando as sementes começarem a amadurecer e as flores caírem. Para colher as sementes deve-se ficar de olho na flor. A parte detrás da cabeça da flor muda de verde para amarelo e as brácteas começam a secar ficando marrom, isso acontece no 40º dia após a floração. Normalmente quando a parte detrás fica marrom é que pode colher as sementes. Depois é só cortar a cabeça da planta uns 4 centímetro abaixo da flor e remover as sementes com os dedos. Quem não quiser remover, deixe a flor em um recipinete virada para baixo para as sementes irem caindo conforme secam.

O girassol é tóxico para cães e gatos?

Não, o girassol não é considerado perigoso para cachorros e gatos.

2 comentários em “Como cuidar de girassol, plantio e cultivo”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.