Como cuidar de hibisco, plantar, cultivar e podar

Como cuidar de hibisco? Existem dois tipos de hibisco, o hibisco perene ou resistente e o hibisco tropical. O hibisco perene é uma ótima espécie para cultivar fora de casa pois pode tolerar o frio, desaparecendo no inverno, enquanto o hibisco tropical deve ser cultivado dentro de casa pois requer temperaturas mais mornas durante o ano todo. O tropical tem flores simples ou duplas que podem ser nas cores salmão, pêssego, laranja ou amarelo, suas folhas são verde-escuras. O perene tem flores em forma única nas cores vermelho, rosa ou branco e suas folhas em forma de coração são verde opaco.

Neste post falaremos um pouco sobre como plantar e cultivar Hibiscus, poda, rega e cuidados que se deve ter.

Como cuidar de hibisco

O hibisco tropical necessita de locais ensolarados e solo com composto orgânico e úmido. Quando plantado deve ser bem regado e fertilizado. Pequenas quantidades de fertilizantes completos devem ser aplicados de tempos em tempos durante a estação de crescimento, deve-se regar com menos frequência mas com bastante água.

No caso do hibisco resistente deve-se ficar em local ensolarado ou com sombra parcial, sem muita corrente de vento pois pode quebrar os galhos. O solo deve ser úmido. Algumas espécies deste hibisco precisam de temperatura abaixo do congelamento no inverno, que a faz crescer novamente na primavera. Se forem plantadas no jardim vão precisar de menos água e fertilizante do que as cultivadas em vaso.

Plantando hibisco

O hibisco pode ser comprado já em mudas ou como sementes. Se for plantar no jardim, tente semear a planta dentro de casa nas primeiras 12 semanas antes do inverno. Quando colocar no jardim lembre-se de não deixar exposto a ventos fortes. Ela precisará ficar em local com boa drenagem de água, o solo tem que ficar úmido mas não encharcado. Quem for plantar em vaso escolha um que tenha pelo menos um buraco no fundo para que o excesso de água não apodreça a raiz, use composto orgânico misturado com a terra.

Para plantar as sementes elas devem ser mergulhadas em água morna por uma hora antes de semear. Deixe espaço de uns 60 cm entre as plantas. Plantas já maduras podem ser divididas na primavera.

Como cuidar de hibisco, plantar, cultivar e podar
Como cuidar de hibisco, plantar, cultivar e podar

No caso do hibisco perene no jardim coloque cascalhos em volta da planta para reter umidade e proteger as raízes. Regue bem a planta mas não encharque. Ela tem que ficar em local que tem boa drenagem de água.

Como cuidar de hibisco, cultivar, podar

Lembre-se de molhar o suficiente para manter o solo uniformememtente úmido. Tanto o hibisco no vaso quanto o hibisco no jardim podem se beneficiar de fertilizante uma vez por mês durante o período de crescimento na primavera e verão. Os dois tipos ficam dormentes no inverno.

No caso do hibisco resistente, para encorajar o reflorescimento remova as flores antigas antes delas formarem a haste de sementes ou aproveite para podar a planta deixando apenas um terço dos ramos velhos, depois que terminar o período de floração. No início da primavera remova galhos mortos e aplique fertilizante balanceado.

Hibisco no vaso deve ser replantado em vasos maiores quando suas raízes encherem o vaso anterior. Deixe o vaso em local ensolarado durante o dia, mesmo no inverno deve pegar sol. Quando molhar remova o excesso de água que ficar no prato embaixo do vaso.

Se caírem todas as folhas da planta, diminua a quantidade de água mas não deixe a terra secar completamente.

Hibisco para chá

Quem quiser cultivar hibisco para fazer chá em casa o aconselhado é plantar a Hibiscus sabdariffa também conhecida como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo e outros nomes ou a Hibiscus acetosella.

Hibisco é perigoso para cães e gatos?

Não, o hibisco não é considerado tóxico para cachorros e gatos.

1 comentário em “Como cuidar de hibisco, plantar, cultivar e podar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.