Como cuidar de suculentas, plantar e cultivar

Como cuidar de suculentas? As plantas suculentas estão fazendo sucesso principalmente para pessoas que querem criar um jardim dentro de casa. Elas são plantas que têm a raiz, talo ou as folhas mais grossas que permite o armazenamento de quantidade grande de água. Por isso ela consegue sobreviver muito mais tempo em locais áridos e secos.

O tipo mais conhecido das suculentas é o cacto mas existem várias outras como planta-pedra, rosinha-de-sol, oleandro, rosa-do-deserto, janaúba, echeveria, flor-da-fortuna (kalanchoe), mamona, seringueira, onze-horas e várias outras plantas famosas. Se está pensando em ter algumas, veja agora como plantar e cultivar esta planta que tolera luz moderada, baixa umidade e semanas sem necessidade de rega.

Como cuidar de suculentas

Para plantar suculentas em vasos não é muito diferente de outras plantas, é preciso usar vaso com furos para drenagem da água. Pode ser vaso de cerâmica ou de plástico, sempre com furo no fundo. Algumas pessoas plantam em copos ou xícaras de vidro ou de porcelana. Neste caso é preciso colocar carvão vegetal triturado no fundo da xícara e pedrinhas por cima (camada de 2 cm) para fazer a drenagem da água, uma vez que não tem como fazer um furo senão irá quebrar a xícara.

Em seguida coloque terra no vaso ou xícara, até a metade. Quem quiser pode usar cascalho, areia ou pedra-pome misturado na terra para melhorar a drenagem. Em seguida será a hora de prender a suculenta na terra, é importante ter cuidado pois suas raízes são frágeis! Coloque a suculenta no vaso e cubra com mais terra ao lado das raízes, use os dedos para empurrar a terra e tampar a raiz totalmente.

Como cuidar de suculentas
Como cuidar de suculentas, plantar e cultivar

No final cubra com areia ou cascalho ou pedriscos. Deixe ela secar por alguns dias antes de regar.

Cultivando a suculenta

Deixe a suculenta em local onde tenha luz solar mas não em contato direto com o sol. Alguns tipos aguentam mais o sol batendo, mas outras não e ficam queimadas, portanto não arrisque. Caso a suculenta esteja precisando de mais luz solar ela irá se esticar para direção da luz, se isto acontecer vá colocando o vaso na direção de onde tem mais luz solar aos poucos, até chegar no local ideal.

Promoções de livros sobre suculentas

As suculentas precisam de água, mesmo que fiquem um longo período sem água, elas não prosperarão se ficarem secas. Não fique semanas sem regar! Regue sempre que sentir que o solo está seco. Normalmente uma vez por semana quando o tempo está mais quente e de 10 em 10 dias quando está frio. Regue sempre o solo e não em cima da suculenta. Se estiver em vaso regue até ver que a água está saindo pelo buraco, se estiver em xícara regue pouquinho, não molhe demais!

Quem quiser fazer mudas para replantar pode fazer, mas é importante fazer o processo quando o caule estiver longo e lenhoso. Basta destacar folhinhas na base do caule. Tome cuidado para não destacar errado, senão pode quebrar antes do caule e não irá propagar. Uma das dicas é torcer a folha, girando com os dedos, para ela soltar facilmente do caule. Depois é só replantar a folhinha do mesmo jeito que fez com a suculenta.

As suculentas são perigosas para cães e gatos?

Algumas suculentas são tóxicas para cães e gatos por conterem saponinas e outras substâncias desconhecidas que podem causar vômitos, anorexia, depressão, hipersalivação e pupilas dilatadas. Portanto não arrisque deixando em local fácil deles comerem.