Como cuidar de diarréia, o que comer, remédio

Diarréia é uma coisa muito desagradável e dependendo da gravidade pode levar à desidratação e perigos para saúde. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas intestinais, doenças, reações a medicamentos ou intoxicação alimentar. É importante descobrir o que está causando a diarréia, para saber como tratá-la corretamente. Normalmente melhora em alguns dias e você pode tratar em casa, ficando de repouso, tomando bastante líquido e tendo cuidado com o que come. Veja agora como cuidar de diarréia, o que é bom comer, se existe remédio para diarréia ou que amenize os sintomas e outras informações.

Como cuidar de diarréia

Hidratação

É importante se manter hidratado para evitar a desidratação que pode trazer problemas piores. Beba bastante água pura, evite tomar leite pois pode piorar a diarréia. Quem quiser pode beber bebidas isotônicas criadas para repor eletrólitos perdidos como sódio, potássio e outros. Chá de camomila também ajuda a acalmar o estômago pois tem efeito antiespasmódico.

Evite bebidas alcóolicas por até dois dias depois da diarréia. Evite café, refrigerantes e bebidas cheias de açúcar.

O que comer na diarréia?

Se a pessoa conseguir comer evite comida gordurosa, oleosa, com alto teor de açúcar ou carnes vermelhas ou de porco. O que os médicos recomendam é a dieta BRAT enquanto estiver com os sintomas. Para quem não sabe BRAT é:

B – bananas
R – arroz (rice)
A – molho de maçã (applesauce)
T – torrada (toast)

Estas comidas não agridem o estômago e ajudam a melhorar os sintomas. Principalmente a banana que tem pectina, amido benéfico para trato digestivo.

Se a pessoa estiver com enjoos ela pode chupar gelo até parar a náusea.

Evite comida picante por até dois dias depois da diarréia. Também não é aconselhável comer feijão e outras leguminosas que causam gases intestinais.

Como cuidar de diarréia
Como cuidar de diarréia, o que comer, tem remédio?

Remédios para diarréia

Em alguns tipo de diarréia como, por exemplo, por intoxicação alimentar, é possível controlar tomando alguns remédios. Alguns médicos recomendam o Cloridrato de Loperamida e Pepto-Bismol (Subsalicilato de bismuto). Mas não é aconselhável tomá-los por mais de dois dias!

É importante lembrar que tomando o remédio você pode se sentir melhor mais rápido, mas pode ser que a bactéria, vírus ou parasita ainda esteja no seu estômago. Por isso é importante não tentar pará-la, pois o corpo está se livrando o problema pela diarréia, normalmente ela desaparecerá em alguns dias.

Se os sintomas não melhorarem procure médico.

Quando procurar ajuda médica?

Normalmente a diarréia pode ser tratada em casa e costuma durar uns dois ou três dias. Se passar deste tempo e parecer que está piorando ou se a pessoa apresentar alguns dos sintomas abaixo, procure médico ou hospital.

  • Se estiver com diarréia e febre
  • Se a pessoa estiver com desidratação severa e não consegue beber água
  • Se tiver sangue nas fezes (as fezes podem sair vermelhas ou pretas)
  • Se a pessoas estiver se sentindo fraca e não estiver agindo normalmente
  • Se a pessoa tiver algum problemas de saúde como diabetes, problema de coração, rins, fígado ou HIV

Informacões extra

Não é aconselhável fazer exercício físico extenuante pois aumenta o risco de desidratação.

Se for criança ou bebê com diarréia procure médico pois pode ser perigoso.