Como cuidar da gengiva inflamada e doendo

Quem sofre com gengiva inflamada sabe como pode incomodar e ser dolorido. É um sofrimento para conseguir comer comida e para tomar bebidas frias, pois causam dores horríveis. Existem alguns tratamentos caseiros para inchaço na gengiva que poderão amenizar a dor. Veja agora as causas e sintomas do inchaço na gengiva e como cuidar da gengiva inflamada dolorida.

Como cuidar da gengiva inflamada

Causas e sintomas

A gengiva inchada pode ser causada por placas ou tártaros na boca quando a pessoa não escova os dentes corretamente (gengivite). Quando este inchaço piora sem ser tratado, pode causar infecção grave na boca que danifica as gengivas e osso maxilar (periodontite). O inchaço também pode ser causado por infeções viral ou fúngica, irritação causada por aparelho, gravidez, alergia, desnutrição e machucados na gengiva.

Os sintomas mais comuns são sangramento na gengiva, vermelhidão e inchaço, dor, aumento no espaçamento dos dente e mau hálito.

O que fazer para curar gengiva inchada

Algumas dicas que podem ajudar a se livrar do problema mais rapidamente:

  • Escove os dentes com cerdas macias fazendo movimentos leves para frente e para trás sem fazer força para não machucar as gengivas, limpe bem próximo às gengivas;
  • Passe fio dental todos os dias deslizando entre os dentes para remover partículas que podem se acumular entre os dentes causando placa e tártaro;
  • Enxágue a boca após cada refeição pois a água ajuda a se livrar de alimentos, se quiser use enxaguante bucal para ajudar na limpeza;
  • Se necessário compre pastas de dente próprias para gengivite como Colgate Plax, Oral-B Pró-Saúde, Sensodyne Gengivas e outras;
  • Tenha uma dieta equilibrada com bastante vitamina C e cálcio;
  • Se você fuma, pare!
Gengiva e dentes, como cuidar da gengiva inflamada
Como cuidar da gengiva inflamada

Tratamentos caseiros para gengiva inflamada

Abaixo algumas dicas do que você pode fazer para aliviar o inchaço e dor nas gengivas. São tratamentos temporários, eles não irão acabar com o problema se o mesmo for grave.

Bochecho com água morna salgada após refeições

Uma colher de chá de sal para cada copo de água morna, coloque na boca, bocheche por 20 segundos para limpar e cuspa.

Bochecho com água e água oxigenada após refeições

Misture quantidade iguais de água e água oxigenada 3%, coloque na boca, bocheche por 20 segundos e cuspa.

Gengibre com sal (duas a três vezes ao dia)

Esmague um pedaço de gengibre com meia colher de chá de sal e esfregue nos dentes, deixe uns 10 minutos, depois enxágue.

Bicarbonato de sódio com açafrão (faça de manhã e a noite)

Misture uma colher de chá de bicarbonato com uma pitada de açafrão, massgeie os dentes depois enxágue.

Suco de limão com água morna (duas vezes ao dia)

Misture uma colher de sopa de suco com um copo de água morna e faça gargarejos.

Anti-inflamatórios para gengiva inflamada

Alguns remédios anti-inflamatórios indicados são o diclofenaco sódico, nimesulida, ibuprofeno e outros. Mas lembre-se não é recomendado tomar remédio por conta própria!

Se o inchaço não melhorar dentro de 7 dias procure seu dentista, pode ser necessário tomar antibiótico. É muito importante procurar seu dentista caso esteja com a gengiva inflamada com sangramento! Também se os dentes estiverem se afastando, se estiver com dor para mastigar, dentes moles ou dentes com sensibilidade para calor ou frio. Não espere demais pois pode evoluir para infecção grave!

2 comentários em “Como cuidar da gengiva inflamada e doendo”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.