Como cuidar de Bonsai, rega, poda e adubação

Como cuidar de Bonsai dentro de casa? Qual quantidade de água para regar bonsai? Como faz a poda e adubação? É necessário realizar transplante do Bonsai? É importante aprender um pouco mais sobre os cuidados que se deve ter com árvore Bonsai japonês, principalmente se este for seu primeiro Bonsai.

Como cuidar de Bonsai

No Bonsai é muito importante saber qual espécie de árvore você tem pois isto irá diferenciar se ela precisa de sol direto ou indireto.

Se for espécie de árvore externa (Bonsai de exterior) então ele precisará de sol direto por umas seis horas por dia. As espécies mais comuns são Oliveira, Romã, Fuchsia, Olmo Chinês, Amoreira e outras.

Se for especie de árvore pra dentro de casa (Bonsai de interior) tem que ficar em local bastante iluminado como a janela e com temperatura constante. Os de interior poderão ser colocadas no exterior durante verão e primavera que elas não morrem. Bonsai de interior mais comuns são Ficus, Crassula, Ligustrum, Carmona, Jabuticabeira e outras.

Jardim de bonsais, como cuidar de Bonsai
Como cuidar de Bonsai, rega, poda e adubação

Rega do Bonsai

Regue o Bonsai apenas quando o solo estiver um pouco seco mas não completamente, se deixar secar ele vai morrer. Coloque os dedos, se sentir a terra seca, molhe até ver a água sair pelos furos. Se necessário regue mais um pouco logo em seguida.

Ou seja, não fique regando toda hora, somente quando sentir que o solo secou. Nem regue durante a tarde, regue quando o solo estiver mais frio.

Precisa de substrato?

O Bonsai precisa de substrato, um dos mais indicados é o substrato para coníferas e juníperos. Tem que ser substrato com boa retenção de água, boa drenagem e boa aeração.

O uso do adubo pode ser feito durante o ano para os Bonsai de interior, se for de exterior coloque apenas da primavera até o outono. Não adube plantas recém transplantadas!

Quando transplantar o Bonsai?

Árvores novas devem ser transplantadas de dois em dois anos, para não morrerem, em alguns pode ser necessário transplantar de ano em ano. Bonsais mais velhos podem ser transplantados de 3 a 5 anos.

Para verificar se é necessário remova o Bonsai do vaso, se as raízes estiverem fazendo círculos esmagadas pelo vaso e não tiver terra, então está na hora. Se ainda tiver terra espere mais um pouco. O mais indicado é fazer o processo no início da primavera.

DESCUBRA como cuidar de um Bonsai como um mestre!

Você não tem que colocar em vaso maior, remova solo velho e corte raízes que estão muito longas, nunca corte mais do que 30% das raízes. Coloque o Bonsai no mesmo vaso com novo substrato.

Como manter as folhas do Bonsai pequenas?

Para manter as folhas pequenas será preciso muito cuidado e poda regular. Mas esta poda também dependerá da espécie que você tem em casa. As folhas não podem ser podadas da mesma maneira em qualquer Bonsai.

Portanto verifique a espécie do seu Bonsai e dê uma procurada no Google ou Youtube colocando “Poda Bonsai ESPECIE” sem as aspas. Tem milhares de sites e vídeos explicando como fazer.

Resumindo como cuidar de Bonsai

Em suma, para um cuidado adequeado do Bonsai você vai precisar:

  • Luz de cinco a seis horas de sol direto ou indireto (vai depender da variedade de Bonsai que você tem)
  • Regue quando 2,5 a 3 cm do solo estiver seco, regue para ficar molhado até o final do vaso, não deixe o vaso secar nunca
  • Utilize substrato próprio para Bonsai como substrato para coníferas e juníperos
  • Faça transplante a cada um ou cinco anos, dependendo do Bonsai, se estiver com as folhas amareladas pálidas está na hora
  • Utilize fertilizando para Bonsai
  • É recomendada a poda regular leve

1 comentário em “Como cuidar de Bonsai, rega, poda e adubação”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.