Cuidar corretamente de uma corda, conservar

Como cuidar corretamente de uma corda? Se você está começando a acampar agora ou vai praticar rapel, escalada ou qualquer outro esporte com corda, é muito importante saber como conservar a corda para que não tenha problemas na hora de utilizar.

As dicas que daremos neste post são genéricas, normalmente funcionam para todos os tipos de cordas, mas sempre verifique o manual do seu equipamento para saber se tem alguma recomendação especial do fabricante sobre a melhor maneira de fazer limpeza e armazenamento da corda que você comprou.

Cuidar corretamente de uma corda

Todas as cordas possuem data de validade, mesmo que não for utilizada ela vai perdendo suas propriedades com o passar do tempo, pois as fibras começam a deteriorar pelo contato com o ar. Portanto deixe anotado em algum caderno a data de validade especificada pelo fabricante. Esta vida útil da corda pode reduzir com o uso, exposição ao sol, chuva, com a limpeza e armazenamento.

Quando atingir a data de validade especificada pelo fabricante jogue a corda fora ou use para outras funções que não coloquem em risco sua vida.

Corda com paisagem, como cuidar corretamente de uma corda
Cuidar corretamente de uma corda

Como limpar a corda?

As cordas precisam ser lavadas somente quando necessário, se estiver deixando as luvas sujas ou se tiver contaminada.

Para a limpeza utilize sabão neutro e água fria. Se o fabricante especificar algum produto na embalagem pode utilizá-lo ao invés do sabão.

Encha o tanque ou uma bacia grande com água. Adicione o sabão neutro e misture até dissolver. Coloque a corda dentro e vá agitando ela para ir lavando, enquanto agita aproveite para verificar se tem algum dano. Depois passe somente água nela toda para não ficar sabão.

Deixe secar na sombra em temperatura ambiente.

Como armazenar a corda?

Guarde a corda somente depois que estiver seca, deixe secando em temperatura ambiente longe do sol! Embale em sacos de corda e coloque em estante ou armário em local alto, para fugir dos roedores.

O que fazer após uso?

É muito importante que você inspecione toda a corda após cada uso, vá passando as mãos mesmo pois com a visão e o tato você poderá sentir se tem alguma falha, abrasão, calombos, buracos, rompimentos etc.

Deixe sempre a corda secar na sombra pendurada em voltas após cada uso, mesmo que não tenha lavado, pois ela fica molhada. Pode levar de 2 a 4 dias para a corda secar.

O que não fazer com a corda?

Não pise na corda! Isto estragará suas fibras, elas podem ser cortadas ou danificadas se entrarem em contato com grãos de areia do chão ou cascalhos. Se uma pedra entrar no meio das fibras também estará diminuindo sua eficiência.

Se possível mantenha longe do chão para não ficar em contato com sujeiras, se não tiver jeito embale-a em sacos de corda ou forração de nylon. Tome cuidado com ratos e camundongos pois eles roem e rompem a corda!

Diversas cordas na Amazon.

Evite contato com produtos químicos como água sanitária, agente oxidantes presentes no concreto, canetas comuns, faíscas e outras fontes que possam causar incêndio. Nunca deixe a corda em contato direto com o sol.

Evite realizar rapéis rápidos pois isto acelera o desgaste da corda, pelo aumento da temperatura poderá derreter os tecidos.

Evite guardar com nós pois poderá danificar a corda por vício das fibras. Nunca use a corda de esporte para rebocar o carro, se por acaso utilizar para puxar um carro, não use mais para escaladas, rapel ou coisa parecida pois estará colocando em risco sua vida.

De quanto em quanto tempo trocar a corda?

Não tem como falar com exatidão qual a validade de uma corda, pois este tempo irá variar para cada fabricante, tipo de corda e tempo de uso.

Em geral se recomenda o descarte depois de:

  • 3 a 6 meses – se for usada todos os dias
  • 2 anos – se for usada uma vez por semana
  • 4 anos – se for uso ocasional

Resumindo como cuidar corretamente de uma corda, sempre inspecione para alguma falha, nunca utilize sem verificar a corda toda, você poderá estar colocando sua vida em risco.

Aproveite para conferir também como cuidar de Bonsai.

1 comentário em “Cuidar corretamente de uma corda, conservar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.