Como cuidar de lentes de contato, guardar, limpar

Como cuidar de lentes de contato? Algumas pessoas não sabem mas cuidar das lentes de contato é muito importante, se você não limpar e desinfectar corretamente pode pegar uma infecção séria no olho. Inclusive lentes de contato antigas ou que não encaixam corretamente, podem arranhar os olhos e causar problemas de visão. Veja abaixo como guardar e limpar lentes corretamente.

Como cuidar de lentes de contato

A maneira que você vai cuidar das suas lentes vai depender do tipo de lente que você tem, se você tem alergia a algum produto e se tem algum problema na vista. Por isso é muito importante conversar com seu oftamologista para saber qual solução para limpar lentes você pode usar, pois ele irá verificar se tem alguma intolerância aos componentes da solução.

Olhos verdes, como cuidar de lentes de contato
Como cuidar de lentes de contato

As lentes gelatinosas ou macias costumam precisar de menos cuidados do que as lentes rígidas. As rígidas normalmente são para graus mais elevados. Em qualquer uma delas é importante ter cuidado para evitar proliferação de microorganismos.

O que fazer antes de tocar nas lentes

Antes de tocar nas lentes lave as mãos com sabão neutro ou bactericida e enxágue, é importante que não tem perfume ou loção na sua mão pois podem passar para as lentes e irritar os olhos. Seque bem as mãos com toalha limpa.

Quem usa spray de cabelo ou algum tipo de produto nos cabelos passe antes de colocar as lentes. Se usa maquiagem coloque depois de colocar as lentes e remova a maquiagem antes de tirar.

Como limpar as lentes antes de guardá-las

Agora você irá usar a solução indicada pelo médico para a limpeza das lentes, nunca passe as lentes na água corrente nem em água destilada pois pode ter bactérias!

Encha o estojo com a solução de limpeza recomendada. Coloque uma lente na palma da mão e pingue três a cinco gotas da solução.

Se a lente for rígida esfregue a parte de cima da lente e a parte debaixo fazendo movimentos circulares por, mais ou menos, uns 25 segundos. Enxágue com a própria solução e coloque no estojo para guardar enquanto dorme. Repita o processo para a outra lente. Você terá que fazer esta limpeza toda vez que usá-la.

Se a lente for macia você também irá esfregar mas o processo tem que ser mais delicado, senão irá rasgar as lentes. Esfregue delicadamente por uns 15 segundos, depois coloque no estojo para guardar enquanto dorme. Repita para a outra lente. Este processo tem que ser realizado toda vez que usar as lentes.

O estojo da lente deve ser lavado toda semana com água e sabão e deve ser trocado a cada 3 meses. Deixe secar após lavagem. Não reaproveite a solução do estojo para o dia seguinte.

Lentes que são trocadas a cada 15 ou 30 dias a limpeza acima é suficiente, mas se for lente que será usada por um longo período é importante realizar a desproteinização a cada 15 dias com substância especial.

Colocando as lentes

Ao colocar as lentes retire do estojo com a ponta do dedo. Abra as pálpebras usando os dedos, olhe para cima e coloque a lente na parte branca do olho. Solte as pálpebras e pisque para ela se encaixar corretamente na íris. Repita o processo para o outro olho.

Cuidados

Mantenha as unhas curtas pois elas podem passar bactérias para as lentes.

Use as lentes pelo tempo determinado pelo seu médico. Nunca ultrapasse este tempo!

Mantenha um diário ou calendário com as datas para troca da lente.

Nunca use lente de outra pessoa pois podem espalhar infecção.

Nunca durma com as lentes de contato, a não ser que seja própria para isto.

Nunca deixe a ponta do potinho da solução tocar no líquido do estojo ou na sua mão ou nas lentes, pois podem contaminar toda a solução que está dentro.

Sempre use óculos escuros no sol ao usar lentes pois elas deixam os olhos mais sensíveis à luz.

Use lubrificante ocular recomendado pelo médico como, por exemplo, Systane ou Fresh Tears.

Se os olhos começarem a arder e ficarem irritados tire a lente e fale com seu médico.

1 comentário em “Como cuidar de lentes de contato, guardar, limpar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.