Como cuidar de Dioneia

Como cuidar de Dioneia em casa? É possível plantar e cultivar Dionaea muscipula em casa? Quanta água ela precisa para viver? Tem que ficar no sol pleno? Qual temperatura ela gosta? Falaremos mais sobre o cultivo desta planta carnívora neste post.

Como cuidar de Dioneia

A Dioneia não é uma planta para cuidar dentro de casa, pois necessita de muito sol, normalmente o sol que entra pelas janelas não é o suficiente. Ela precisa ficar no ponto da casa onde pega sol por mais tempo possível (pelo menos 12 horas de luz sendo 4 horas sol direto). A Dioneia gosta de temperatura entre 20 e 30°C.

Como cuidar de Dionéia
Como cuidar de Dioneia

O ideal é comprar a planta para cultivá-la em casa, pois se for plantar da semente leva uns cinco anos para se tornar uma planta madura.

Coloque em vaso poroso (tipo cerâmica) de 10 a 13 cm de profundidade para as raízes crescerem. O substrato tem que ser mistura musgo esfagano (Sphagnum) com trufa e perlita sem cal, cuidado com solos salinos pois são prejudiciais para ela. O pH tem que ficar entre 4,9 e 5,3. Não use terra orgânica nem adubo, pois queimam as raízes!

Esta planta descansa no inverno, em alguns casos é necessário deixá-la coberta na geladeira com saco plástico, para “imitar” a temperatura do inverno por três meses.

Você também deve remover as folhas quando estiverem completamente marrons usando uma tesoura.

Quantidade de água para Dioneia (rega)

Ela gosta de bastante água no verão, deixando a terra sempre úmida nunca seca! No inverno pode diminuir um pouco a rega, mas não deixe o solo seco senão ela morrerá. O solo tem que ficar úmido e não encharcado para não apodrecer.

Dê água do filtro, não jogue água da bica pois contém sais minerais que matam esta planta carnívora. A água tem que ter o máximo de pureza possível. Alguns até recomendam a água da chuva ou destilada.

Precisa dar bichos para cuidar da Dioneia?

Não, não é necessário alimentar a planta colocando insetos diretamente em sua “boca”, mas se você quiser colocar de vez em quando pode. Esta planta não depende da caça para sobreviver.

Uma dica para ela pegar insetos dentro de casa sem forçar, é colocar uma fruta perto dela. A fruta vai atrair as mosquinhas que poderão ser capturadas pela planta.

Também não se deve adubar nem colocar fertilizante, pois pode causar sua morte.

Pode colocar o dedo na “boca” da planta?

Não é recomendado ficar colocando o dedo nas armadilhas da planta pois isto irá fazer ela gastar energia para fechar as armadilhas, podendo causar sua morte. Cada armadilha pode fechar de 4 a 5 vezes na vida da planta. Após este tempo ela fica inativa, não se movendo mais. Continuam vivas mas não funcionarão mais como armadilhas.

A Dioneia é tóxica para cães e gatos?

Não, esta planta não é considerada tóxica para os animais.