Como cuidar de Catnip a Erva-do-Gato

Como cuidar de Catnip a Erva-do-Gato? A Catnip, Nepera cataria da família da menta, também é chamada de Erva-do-Gato, Erva-dos-Gatos, erva gateira e menta dos gatos, pois sua fragrância é atraente e excitante para os gatos. Ela é muito usada na França como tempero para sopas e molhos, além de ser uma ótima repelente de mosquitos. Veja abaixo como cultivar Catnip, qual necessidade de luz, rega e se precisa podar.

Como cuidar de Catnip

A Catnip dá flor parecida com as flores da lavanda que crescem em picos que podem atingir o tamanho de 13 cm. É uma planta perene que pode atingir 60 a 90 cm de altura. Apesar de ser repelente de mosquitos pode atrair abelhas, borboletas e pássaros.

Luz e solo para Catnip

A erva do gato fica melhor na parte externa da casa, mas sobrevive em vasos dentro de casa. Dentro de casa ela vai precisar do máximo de luz direta do sol possível (pelo menos 5 horas). Se na sua casa não pegar muito sol você vai precisar ter lâmpadas led para cultivo indoor. Se ficar na sombra ela não vai crescer tanto quanto no sol.

Esta erva prefere solo moderadamente rico e bem drenado. Na época do crescimento pode colocar fertilizante líquido uma vez por semana.

Como cuidar de Catnip a Erva do Gato
Como cuidar de Catnip a Erva do Gato

Ela pode ser propagada por semente, estacas e até divisão de raízes. Ao florir pode remover as flores caso queira as folhas maiores e fortes.

Use vasos que sejam bem drenados com furo, pois a raiz apodrece se ficar encharcada.

Rega e poda da Catnip

É importante molhar a planta regularmente tomando cuidado para não encharcar. De uma rega a outra deixe o solo quase secar, em seguida molhe. Ela consegue se recuperar se murchar por falta de água, mas não se recupera se ficar encharcada, pois pode apodrecer suas raízes.

O ideal é você verificar com o dedo no solo para ver se está seco. Ao regar molhe o solo completamente até a água começar a drenar pelos buracos do vaso.

Remova folhas velhas apertando elas para evitar a germinação. A poda pode ser realizada após o inverno usando tesourinha, para incentivar o crescimento na primavera.

Erva do gato é perigosa para os gatos?

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a catnip pode sim ser considerada tóxica pois contém nepetalactona, um composto que pode causar vômito e diarréia no gato, mas também pode deixar alguns gatos sedados e outros estimulados.