Como cuidar de manjericão

Como cuidar de manjericão? Quer plantar manjericão em casa para pode usar na comida? Neste post vamos dar dicas de como plantar, podar e colher o manjericão da horta em casa.

Como cuidar de manjericão

O legal do manjericão é que pode ser plantado em canteiros no jardim ou em vasos dentro de casa. O solo tem que ser fértil com matéria orgânica, pH neutro e bem drenado. O manjericão cultivado dentro de casa vai precisar de fertilizante orgânico.

O vaso deve ficar em uma janela com sol, ele gosta de pelo menos quatro horas de sol por dia. Se estiver batendo muito sol direto e está murchando, mude-o para um local com menos sol direto. Não gosta de muito frio nem de tempo muito quente!

A melhor época para plantar é na primavera que tem o clima mais ameno. Se for semente, plante-as com cerca de 1 cm de profundidade e colocando de duas a três sementes por buraco, dando uma distância de 30 cm entre os buracos. A germinação ocorre num período de 05 a 15 dias. O manjericão pode crescer de 30 a 60 cm de altura.

Quem quiser plantar a partir de um corte, pode enraizar o corte de manjericão facilmente na água durante a primavera. Pegue uma seção de 10 cm que ainda não floresceu e coloque em um pote com água, dentro de uma semana irá formar raiz. Pode colocar até 4 estacas em um potinho. Vá trocando esta água de dois em dois dias. Transplante quando ver que a raiz atingiu 5 cm, normalmente depois de 20 dias.

Rega do manjericão

Não é necessário regar diariamente, pois o excesso de água pode matar o manjericão. Normalmente a cada dois ou três dias regue a terra, ou quando a parte superior estiver seca. O solo deve ficar úmido mas não encharcado, senão a raiz vai apodrecer. Regue na base e não na planta toda.

Como cuidar de manjericão
Como cuidar de manjericão

Somente no verão que é preciso ter mais cuidado, pois a terra costuma secar rapidamente. Você terá que regar mais vezes na semana.

Poda e colheita

O manjericão não aguenta muitas colheitas seguidas, portanto você precisará fazer o replantio removendo estacas e colocando na água como explicado anteriormente.

Sempre corte as flores do manjericão assim que aparecerem, elas passam gosto de anis para a planta e prejudicam o crescimento!

A primeira colheita é indicada após 3 meses que tiver plantado.

Colha apenas o que precisar para usar cortando um caule bem acima do ponto onde duas folhas grandes se encontram. Tente colher antes de aparecer as flores. É importante colher apenas até 2/3 da planta, para ela continuar produzindo.

Quem não for utilizar muito, faça a poda sempre que o ramo estiver com seis a oito folhas. Pode deixando apenas o primeiro par de folhas.

Retire folhas secas para não impedirem o crescimento.

O manjericão é tóxico para cães e gatos?

Não, ele não é considerado perigoso para cães e gatos.

3 comentários em “Como cuidar de manjericão”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.