Como cuidar de samambaia americana

Como cuidar de samambaia americana em casa? A samambaia americana também conhecida como samambaia de Boston (Nephrolepis exaltata) ou samambaia-espada (Nephrolepis biserrata), pode ser cultivada em vaso dentro de casa tranquilamente. Abaixo explicaremos sobre o tipo vaso, solo adequado, se ela precisa de muita rega e sol pleno para sobreviver.

A samambaia americana uma planta perene, tem ciclo de vida longo.

Como cuidar de samambaia americana

Ela não vai precisar de vaso grande demais pois as raízes não crescem muito para baixo, fica próxima à superfície. Suas folhas podem atingir de 50 a 250 cm de comprimento. Pode ser propagada facilmente por divisão de touceiras, tirando mudas da planta junto com sua raiz.

O vaso tem que ter boa drenagem senão pode apodrecer a raiz e ela começa a perder folhas. Coloque no fundo do vaso 5 cm de brita ou argila expandida e depois coloque o solo por cima. Esta terra precisa ser rica em nutrientes e matéria orgânica.

Como cuidar de samambaia-espada
Como cuidar de samambaia americana (espada, Boston) em vaso dentro de casa

Toleram temperaturas de até 10°C mas a ideal é 21°C. Em temperaturas mais altas, acima de 22°C, é importante que o ambiente seja mais úmido para ela conseguir crescer, borrife água nas folhas para ajudar.

De duas em duas semanas pode ser necessário aplicar fertilizante líquido, mas não é obrigatório, vai depender de como sua planta está crescendo.

Quantidade de rega e sol para a samambaia americana

Este tipo de samambaia gosta de meia-sombra ou luz indireta, nunca luz direta do sol pois queima suas folhas. Pode deixar próximo à uma janela da casa.

É bom pendurar o vaso no teto para deixar seus ramos crescerem simetricamente, caindo pelos lados. Se um lado crescer mais que outro, gire o lado menor para a luz que ficarão iguais.

Gosta de água, mantendo o solo úmido, não deixe o solo secar pois pode morrer! Por isso o vaso drenado é importante, pois o solo tem que ser úmido e não encharcado. Apenas no inverno deve-se diminuir a rega, em frios extremos é bom deixar o solo secar um pouquinho.

Ela é perigosa para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a samambaia americana não é tóxica para cachorros e gatos, portanto se eles comerem não irão passar mal.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.