Como cuidar de tomilho

Como cuidar de tomilho? É possível cultivar tomilho em casa para usar na comida como tempero? Se você adora usar esta hortaliça Thymus vulgaris na culinária assim como o manjericão e alecrim, veja agora se é possível plantar tomilho, cultivar em vaso, quantidade de sol e rega necessários para seu crescimento.

O tomilho é uma planta perene, tem ciclo de vida bem longo se for cultivado corretamente. Floresce praticamente o ano todo, primavera, verão e outono, sua flor pode ser branca ou cor-de-rosa.

Como cuidar de tomilho

Para cultivar tomilho na sua cozinha você vai precisar de um vaso de 20 cm de comprimento (diâmetro) e 25 cm de profundidade pois suas raízes não crescem demais, já a planta pode atingir de 30 a 45 cm de altura. O vaso deve ser com drenagem, uma vez que ele não gosta de muita água.

Pode ser plantado de semente ou estacas, sendo mais rápido a propagação por estacas. A propagação por estaquia é bem simples, basta tirar uma estaca saudável de 10 cm da planta e colocar dentro de um copo até aparecerem as raízes. Quando aparecer plante no vaso. Quem preferir pode fazer propagação por separação da planta junto com a raiz, técnica conhecida como divisão de touceiras.

Como cuidar de tomilho
Como cuidar de tomilho em vaso dentro de casa para tempero

O solo tem que ser bem drenado e não muito fértil, basta uma fertilização ou duas por ano usando húmus. Para plantar a estaca enraizada coloque no vaso com terra (duas partes), areia (uma parte) e húmus de minhoca (uma parte), tudo bem misturado.

Quantidade de sol e rega de tomilho

Ela gosta de bastante sol, sol pleno por 4 horas por dia, podendo ficar na janela da cozinha.

A rega não deve ser exagerada pois o tomilho não gosta de tanta água assim, não gosta de solo encharcado! Só regue quando a terra estiver seca, coloque o dedo para sentir. Ele resiste à secura mas não ao excesso de água. Quando estiver seco regue bem, deixando a água sair pelos furos do vaso.

Pode dar pragas? Ele atrai bichos?

O tomilho é sim suscetível à mosca branca e ácaros aranha, mas não costuma pegar doenças. Se plantado com repolho e brócolis pode espantar a mosca branca.

É uma erva que atrai as borboletas, pássaros e abelhas.

Como colher o tomilho para usar na comida?

Tire ramos com uma tesourinha apenas quando estiverem com 15 cm de altura, senão poderá prejudicar a erva.

Também é bom remover a maioria dos ramos com flores, pois elas podem reduzir o sabor do tomilho.

Tomilho é perigoso para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, o tomilho não é tóxico para cachorros e gatos, portanto não é perigoso se comerem a erva aromática.

1 comentário em “Como cuidar de tomilho”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.