Como cuidar de coentro

Como cuidar de coentro em casa? Se você ama temperos frescos então vai gostar dos posts que fizemos sobre cultivar manjericão, alecrim e tomilho em casa. Hoje vamos falar sobre o cultivo do coentro (Coriandrum sativum) em vaso, quantidade de água e sol, para poder utilizar como erva fresca na comida.

Como cuidar de coentro

O coentro tem que ser plantado em vaso de 30 cm de profundidade, pois sua raiz cresce bastante, e 15 a 20 cm de diâmetro. Tem que ser bem drenado. Coloque apenas duas a três plantas no vaso, senão pode morrer. Seus ramos podem atingir 45 a 60 cm de comprimento.

Seu plantio e propagação recomendados é por semente mesmo, colocando direto no solo a uma profundidade de 25 cm. Após dois meses do plantio já vai ter coentro disponível para colher.

Algumas pessoas conseguiram propagar por estaquia deixando na água até formar raiz. Para isso corte uma haste de 10 a 15 cm, retire as folhas da parte debaixo e coloque no copo com água até a metade. Deixe em local que pegue luz mas não luz direta, e vá trocando a água conforme ficar turva. Quando aparecer as raízes plante no vaso com a terra.

Como cuidar de coentro
Como cuidar de coentro em vaso para usar como erva fresca na cozinha

O coentro aceita qualquer tipo de solo, mas se quiser pode utilizar solo fértil.

Quando der flor você pode removê-las pois elas reduzem o sabor das folhas. Mas se você quer colher sementes para fazer replantio, não remova as flores! Pois é preciso deixá-las secar para pegar a semente.

Quantidade de sol e água para coentro

O coentro gosta de sol, pode ser até luz direta do sol, pois costuma ficar mais saboroso. Tolera sombra, mas prefere local ensolarado. Se na janela da cozinha bate sol, é um bom lugar para deixar o vaso.

Veja como fazer suco verde detox com coentro.

A rega deve ser feita regularmente mas o solo não deve ficar encharcado, por isso é importante um vaso bem drenado. Deixe o solo quase secar entre as regas, coloque o dedo para sentir. Quando regar molhe bem até a água sair pelos furos.

Como colher o coentro para usar na cozinha?

O coentro não vai renascer onde você tirar para usar na comida, por isso é importante fazer replantio em outros vasos, para ter sempre coentro fresco pronto para ser utilizado. Se você só colher sem replantar, vai acabar com a planta. Plante sementes ou tente o enraizamento na água.

O coentro atrai bichos?

Ele pode atrair abelhas, borboletas e pássaros.

O coentro é perigoso para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais o coentro não é tóxico para cachorros e gatos, portanto se eles comerem não terão problemas de saúde.

1 comentário em “Como cuidar de coentro”

Os comentários estão encerrado.