Como cultivar camomila em casa

Como cultivar camomila em casa? A camomila é muito usada para fazer chá e tem propriedades medicinais, as mais usadas atualmente são Matricaria recutita, também conhecida como camomila-alemã (silvstre) e a Chamaemelum nobile, conhecida como camomila romana. Os dois tipos são cultivados da mesma maneira e podem ser plantadas e cuidadas dentro de casa, mas a camomila-alemã é menos recomendada para cultivo em vasos pois possui caule rastejante.

Como cultivar camomila em casa

A camomila-alemã pode atingir de 60 a 90 cm, já a romana pode atingir até 30 cm de altura. Como falado anteriormente, a alemã possui caule rastejante, mas a camomila-romana é uma planta ereta. Devem ser plantadas em vasos de, pelo menos, 30 cm de profundidade.

Ao plantar a camomila-alemã dê um espaço de 40 cm entre as plantas, no caso da romana apenas 15 cm é suficiente. Elas vão germinar em 7 a 14 dias, para colher deve levar umas seis semanas.

Plante em solo arenoso bem drenado que tenha nível moderado de fertilidade. Pode usar substrato tipo Pro-Mix que é mistura de turfa com perlita e outros produtos, que é leve, poroso e tem boa retenção de água.

Como cultivar camomila em casa
Como cultivar camomila em casa?

Se não quiser que apareçam novas mudas na temporada seguinte, é preciso remover as flores murchas cortando na haste bem abaixo da flor.

Quantidade de sol para cultivar camomila?

A camomila precisa de luz direta do sol, tolera sombra parcial, mas o ideal é o máximo de sol possível (pelo menos 5 horas por dia). Se na sua casa não bate muito sol, pode usar luz fluorescente para ajudar no crescimento.

Quantidade de água para regar camomila?

Ela precisa ser regada regularmente, mas tome cuidado para não encharcar pois pode apodrecer a raiz. Por isso é importante o vaso bem drenado. Aguarde o solo ficar quase seco para regar novamente, é só sentir com a ponta do dedo. Quando estiver quase seco regue abundantemente.

Outros detalhes para cultivar camomila

Você poderá colher as flores quando estiverem completamente abertas. Depois é só deixá-las secar em cima do papel toalha na sombra.

Não use muito fertilizante pois pode causar perda de sabor e menos flores.

A camomila é ótima companheira para plantar com manjericão, cebola, repolho e pepino.

Ela atrai abelhas, borboletas e pássaros.

A camomila é tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, todos os tipos de camomila são tóxicas para cachorros e gatos pois contém bisabolol, camazuleno, ácido tânico e outros compostos prejudiciais ao animal. A planta pode causar dermatite de contato, vômitos, diarréia, anorexia e reações alérgicas.

2 comentários em “Como cultivar camomila em casa”

  1. Obrigada.descobri porque minha camomila está apodrecendo. Devo regar menos e colocar num lugar com mais sol.Só não sei que tipo é. Parece erva doce

Os comentários estão encerrado.