.

Beleza & Saúde

Como cuidar de furúnculo

Como cuidar de furúnculo? O furúnculo é uma infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus no foliculo pilosebáceo, região onde nasce o pelo. No início a pele fica vermelha na área infectada e se desenvolve um nódulo vermelho, endurecido e quente. Depois de 4 a 7 dias, este nódulo vai ficando branco no meio conforme o pus vai se acumulando embaixo da pele. Se a infecção se espalhar para os tecidos mais profundos da pele, ela vira um abscesso ou furúnculo.

Mas o que fazer quando estiver com furúnculo? Pode estourar para sair o pus? Existem tratamentos caseiros? Falaremos mais sobre o tratamento do furúnculo neste post.

Como cuidar de furúnculo

O principal é que não, você não deve espremer nunca o furúnculo nem muito menos furar com agulha! As pessoas têm mania de sair apertando o abscesso para sair o pus, mas fazendo isso você estará correndo risco das bactérias caírem na corrente sanguínea, espalhando a infecção pelo corpo, podendo atingir os ossos e coração.

Evite coçar o local, pois também pode espalhar.

Como cuidar de furúnculo

Na maioria das vezes o furúnculo se rompe espontaneamente, somente em alguns casos é necessário drenagem cirúrgica. Você pode ajudar no rompimento colocando compressa de água quente em cima do local inchado. Aplique a compressa por 10 a 20 minutos, três a quatro vezes ao dia.

Após o rompimento lave o local com água e sabão até limpar todo o pus. Depois coloque uma bandagem limpa e seca. Você tem que lavar o local de duas a três vezes ao dia, colocando bandagem limpa após cada lavagem, e usar compressa morna até que a ferida cicatrize.

Nos casos mais graves, quando o furúnculo não romper ou se ele estiver crescendo, pode ser necessário uso de antibióticos. Mas é preciso conversar com o médico, pois ele irá administrar antibiótico para aplicar no local infectado ou para tomar via oral. Algumas pessoas precisam fazer exame de sangue para descobrir a gravidade da infecção.

Quando devo procurar o médico para cuidar do furúnculo?

Você deve procurar o médico:

  • Se estiver com febre (pode ser culpa da infecção);
  • Se o furúnculo for no rosto, nariz ou coluna;
  • Se ficar maior e parecer esponjoso ao tocar, não rompendo ao aplicar calor;
  • Se aparecer outro furúnculo;
  • Se você tem diabetes;
  • Se o furúnculo não melhorar por duas semanas.

Furúnculo pega?

Sim, o furúnculo pode espalhar para outras partes do corpo e para outras pessoas, ele é diferente da acne! Tenha cuidado, se alguém estiver com furúnculo na sua casa, não lave as roupas junto com as suas e nem deixe a toalha perto das outras.

Como prevenir furúnculo?

Se alguém da família estiver com furúnculo é importante lavar roupas, roupas de cama e toalhas separadamente e lavar bem! Para evitar contaminação. Se possível lave com água quente.

Evite uso de roupas que possam machucar sua pele, as lesões na pele podem levar ao aparecimento do furúnculo. Caso apareça algum machucado, cubra com gaze ou band aid até ela curar.

Sempre que tiver feridas na pele lave e não deixe com sujeiras, nem passe a mão suja em cima do local. É importante ter uma higiene pessoal correta, para evitar contaminação pela bactéria. Se mantenha saudável.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags