Como cultivar erva borragem em casa

Como cultivar erva borragem em casa? A borragem, Borago officinalis, é uma planta herbácea que pode ser usada na comida, as flores, caules e folhas são comestíveis, mas também são muito usadas por suas propriedades medicinais. Possui pelinhos finos nas folhas e caules e suas flores são azuis vivas no formato de estrela. Ela pode ser facilmente cultivada em casa, veja abaixo o que você vai precisar.

Como cultivar erva borragem em casa

O indicado é plantar a borragem a partir da semente em clima ameno, pois ela não suporta muito bem o transplante, devido à raiz comprida. Seu cultivo é recomendado no jardim, lado externo da casa, mas pode ser plantada em vasos bem drenados. O pH ideal é 6,5.

A borragem pode atingir de 60 cm a quase um metro de altura, sua raiz é longa e resistente, vai precisar de um vaso com, pelo menos, 30 cm de profundidade e de largura. Plante em grupos de 3 e 4 sementes separadas por 38 cm. A semente deve ser plantada a uma profundidade de 1 cm. Dentro de 5 a 10 dias devem aparecer as mudas, lembrando que ela pode não florescer no primeiro ano.

Como cultivar erva borragem em casa
Como cultivar erva borragem em casa no vaso

Ela aceita qualquer tipo de solo, mas tem que ser bem drenado, dê uma mexida para o solo ficar solto e macio. Se quiser pode adicionar matéria orgânica, pois ele gosta se solo rico e úmido. Uma boa alternativa é o substrato de turfa e perlita, que é leve e poroso. 

Qual a quantidade de sol para a borragem?

A borragem precisa do máximo de sol possível, sol pleno. Se na sua casa não bate muito sol, talvez seja necessário usar luz fluorescente para ajudar no crescimento.

Ela tolera sombra parcial, mas o máximo de sol é o recomendado.

Como deve ser a rega da erva borragem?

Sempre verifique o solo com o dedo, quando estiver seco molhe abundantemente. O solo tem que ficar úmido mas não encharcado, senão apodrece a raiz, por isso é importante o vaso bem drenado.

Outras informações

As folhas não podem ser armazenadas pois murcham rapidamente, elas devem ser colhidas e usadas na culinária frescas! Quando as flores murcharem remova-as cortando a haste bem embaixo dela.

Caso as hastes estejam quebradiças, use estacas como suporte.

As flores da borragem atraem abelhas. Ela pode ser plantada com morangos, tomates e pepino.

A borragem é tóxica para cães e gatos?

Sim, infelizmente a Borage officinalis é considerada tóxica para cachorros e gatos, pois contém tanino e mucilagem, podendo causar vômitos, diarréia e dermatite. Portanto não deixe próximo ao chão, onde seu animal poderá comer.