Como cuidar de lavanda em casa

Como cuidar de lavanda em casa? A Lavandula, popularmente conhecida como lavanda ou alfazema, é uma planta muito usada para ornamentar o jardim e por seu aroma doce quando seca. As flores secas podem ser usadas para fazer sachês perfumados e colocar nas roupas ou lençóis, além disso seu óleo essencial é usado para fazer perfumes. A lavanda também pode ser cultivada para usar na comida como condimento.

Veja abaixo como cultivar lavanda, quanto de água precisa, tipo de solo, quantidade de iluminação e outras dúvidas sobre esta planta.

Como cuidar de lavanda em casa

Normalmente é propagada por estaquia, cortando estacas das pontas dos ramos mais fortes, uns 10 cm de tamanho. Depois é só remover as folhas da base e plantar no solo que tem que ser bem drenado e adubado orgânico, gostam de solo rico (com perlita, vermiculita, coco etc).

Como a lavanda pode atingir de 30 a 45 cm, dê um espaçamento de 45 a 60 cm de uma planta para outra. Escolha um vaso bem drenado.

Elas gostam de muito sol, mas toleram a sombra. Por isso pode ser cultivada dentro de casa, deixando-a na janela da cozinha ou do cômodo que pegue mais sol.

Como cuidar de lavanda em casa
Como cuidar de lavanda em casa

Quantidade de água na lavanda? Precisa podar?

Ela deve ser regada regularmente, tomando cuidado para não encharcar demais. Deixe que o solo fique quase seco, coloque o dedo nele para sentir. Quando estiver quase seco, regue completamente. Em estações mais frias pode regar uma vez por semana.

A poda deve ser feita no início da primavera, com uma tesourinha, cortando ramos abaixo da terceira bifurcação. Remova as flores secas e use-as para perfumar a casa.

Curiosidades sobre cuidar de lavanda

A lavanda atrai borboletas, passarinhos e abelhas.

Também podem ser cultivadas por cultivo hidropônico, na água.

Lavanda é tóxica para cães e gatos?

Sim, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, ela é uma planta tóxica tanto para cachorros quanto para gatos devido à presença de linalol e acetato de linalila. Este princípios tóxicos causam náusea, vômitos e falta de apetite.

2 comentários em “Como cuidar de lavanda em casa”

Os comentários estão encerrado.