Como cultivar erva-cidreira em casa

Como cultivar erva-cidreira em casa? A Melissa officinalis, mais conhecida como erva-cidreira, é uma erva perene aromática da família da hortelã usada para temperar, em bebidas e chás e até em alguns remédios naturais. A erva-cidreira não é a mesma coisa que o capim-limão, o capim-limão é também conhecido como capim-cidreira ou Cymbopogon citratus.

Abaixo explicaremos como cuidar da erva-cidreira no vaso para poder colher sempre que quiser fazer um chá. Também falaremos sobre rega, iluminação e tipo de solo que ela gosta.

Cultivar erva-cidreira em casa

A erva-cidreira pode ser propagada por estaquia ou por sementes. Se plantada a partir das sementes, leva seis a oito semanas para propagar, ela germina com 12 a 21 dias.

É uma planta que pode atingir 30 a 45 cm de altura, apesar de ficar grande, ela não precisa de vaso muito grande, um de 20 cm a 25 cm de profundidade já é suficiente, mas se quiser colocar em maior também pode. O principal é que o vaso tem que ser bem drenado assim como o solo.

Além disso ela prefere solo fértil, podendo usar mistura de argila ou arenoso. Uma opção é usar substrato de perlita com vermiculita, coco e outras coisas, próprio para cultivo indoor.

Como cultivar erva-cidreira em casa
Como cultivar erva-cidreira em casa

A erva-cidreira se auto-semeia a partir das flores quando vão secando. Quem não quiser mudas novas deve remover as flores que estão morrendo.

Quantidade de luz e rega

A erva-cidreira gosta de bastante de luz, mas sobrevive à meia-sombra. Se for local muito seco, ela prefere sombra parcial. Se na sua casa não bate no sol, o ideal é usar luz fluorescente para ajudar no crescimento.

Não precisa de muita água para sobreviver, a rega pode ser feita semanalmente. Mas sempre verifique o solo com o dedo, notando que está seco regue completamente. Não pode ficar com excesso de água senão morre.

Curiosidades sobre cultivar erva-cidreira

Para secar as folhas para chá é só cortar ramos ou tirar folhas, pendurar e deixar secar em local seco e ventilado. Não pode ficar em contato com o sol.

A erva-cidreira atrai abelhas, borboletas e pássaros.

Também pode ser cultivada por cultivo hidropônico.

A erva-cidreira é tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a erva-cidreira não possui componentes tóxicos para seus animais.

1 comentário em “Como cultivar erva-cidreira em casa”

Os comentários estão encerrado.