.

Diversos

Como cultivar manjerona em casa

Como cultivar manjerona em casa? A Origanum majorana, mais conhecida como manjerona, é uma erva perene, mas é mais cultivada como anual pela folhagem perfumada, muito usada como tempero em molhos e pratos de carne. Tanto as folhas quanto as sementes são usadas para dar aroma em vários alimentos. É usado como remédio natural, antiespasmódico, sedativo ou estimulante.

Abaixo explicaremos mais sobre o cultivo da manjerona em vaso, o tipo de solo que ela gosta, quantidade de luz e rega para ter uma manjerona boa para consumo.

Cultivar manjerona em casa

É uma planta que gosta de calor, por isso quanto mais quente, mais sabor ela vai ter. Pode ser propagada por estaquia ou por divisão de raízes. Se plantar por semente, elas levam até 14 dias para germinar. Vai demorar umas seis semanas para crescer e umas duas semanas depois você já poderá colher para usar, quase dois meses.

Como cultivar manjerona em casa

O vaso e solo têm que ser bem drenado, de preferência solo rico e argiloso. Quem quiser pode usar substratos especiais de perlita com vermiculita, coco, etc. O vaso pode ser de 20 a 25 cm de profundidade ou maior, ela pode atingir de 60 a 90 cm de altura, dependendo de onde foi plantada.

A colheita pode ser feita quando a planta atingir o tamanho adequado. As folhas devem ser secas na sombra, local seco e ventilado.

Quando começa a florir pode podar o topo da planta e colocar para secar lentamente na sombra. A manjerona seca poderá ser usada nos alimentos.

Quantidade de luz e água

A manjerona gosta de sol pleno, sempre que possível coloque-a na luz do sol na janela. É importante lembrar que ela não suporta muito frio, se onde você mora faz frio demais, deixe-a em local mais quente da casa.

Precisa de água regularmente, sempre tomando cuidado para não molhar demais! Sinta com o dedo, se o solo estiver quase seco pode regar. Mas ela é tolerante à seca.

Curiosidades sobre cultivar manjerona

A manjerona pode ser cultivada por cultivo hidropônico (na água).

Não precisa de fertilizante.

Ela atrai abelhas, borboletas e pássaros.

A manjerona é tóxica para cães e gatos?

Sim, infelizmente esta planta possui princípios tóxicos que podem causar vômito e diarreia no seu animal. Não deixe em local que eles possam pegar.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags