Como cultivar hortelã-pimenta e hortelã-verde

Como cultivar hortelã-pimenta e hortelã-verde? A hortelã-pimenta (Mentha × piperita) e a hortelã-verde (Mentha spicata) pertencem à mesma espécie, Menta, e podem ser cultivadas da mesma maneira. Abaixo explicaremos como cuidar desta erva perene em vaso para usar para chá ou como tempero, qual quantidade de luz e água necessários para o cultivo e tipo de solo que ela gosta.

A hortelã-verde é também conhecida ocmo hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-das-hortas, hortelã-comum e vários outros nomes. Já a hortelã-pimenta tem apenas este nome e é um cruzamento da hortelã-da-água com a hortelã-verde.

Como cultivar hortelã

Ela deve ser plantada sozinha pois se espalha rapidamente. Pode atingir de 30 a 45 cm de altura. Elas gostam de solo profundo e rico, além de úmido. Mas o solo não pode ser encharcado, por isso o ideal é deixar o solo bem drenado junto com o vaso.

Quem quiser pode usar substrato de perlita com vermiculita e coco no solo, junto com calcário. Se quiser pode usar estrume de vaca como adubo na primavera. Plante a 7 cm de profundida, escolha um vaso com 20 cm ou mais. Se plantar mais de uma, dê um espaço de uns 60 cm entre elas.

Se for plantada de semente leva 12 dias para germinar, mas é mais fácil propagar por mudas, fazendo corte de raiz ou enraizando no copo com água (explicado no próximo tópico).

Como cultivar hortelã-pimenta e hortelã-verde
Como cultivar hortelã-pimenta e hortelã-verde?

A hortelã gosta de sol pleno mas tolera sombra, a temperatura ideal é entre 18 e 24 graus Celsius. Quando mais luz pegar, melhor será seu aroma.

A rega deve ser regular pois não aguenta secura, tem que sempre estar úmida mas não encharcada. Toque com o dedo no solo para sentir.

Você pode colher regularmente para encorajar o crescimento, ao colher corte 1/3 ou metade da haste quando estiver com 15 cm a 20 cm de altura. Mas se quiser pode colher o quanto necessitar para uso. Ela vai ter mais sabor se colher antes de florescer.

Outros detalhes sobre cultivo de hortelã

Ela pode ser cultivada por cultivo hidropônico.

Quem quiser pode enraizar no copo com água, cortando uma muda de 12 cm de uma hortelã já adulta e removendo as folhas da parte debaixo. Deixe na janela com luz indireta do sol, troque a água todos os dias.

Atrai borboletas, abelhas e pássaros.

Este tipo de hortelã é perigosa para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a hortelã é tóxica para cães e gatos. Seus óleos essenciais podem causar vômito e diarréia se o animal consumir grandes quantidades. Portanto deixe em local em que ells não possam pegar.