Como cultivar agrião dentro de casa

Como cultivar agrião dentro de casa? O agrião, Nasturtium officinale, é uma hortaliça que faz parte da família da mostarda e é muito usado em saladas e sopas. O legal é que ele pode ser cultivado em vaso para usar sempre que quiser. Veja abaixo qual tipo de solo, quantidade de luz e rega necessários para cuidar de agrião. E ainda, se a planta é tóxica para cães e gatos.

Como cultivar agrião

O agrião pode ser plantado por semente ou propagado por estaquia, pedaços de caule enraizam rapidamente no solo úmido. Se for por semente, ela leva umas duas semanas para germinar, para poder colher vai demorar quase dois meses. Pode crescer de 15 a 60 cm de altura, por isso é bom dar um espaço de uns 20 centímetros entre uma planta e outra.

Como cultivar agrião
Como cultivar agrião dentro de casa?

É uma hortaliça que prefere o solo rico, fértil, com calcário e composto orgânico, quem quiser pode usar substrato orgânico com perlita, vermiculita, coco etc. O vaso pode ser colocado em uma bandeja de água, pois o agrião gosta de umidade.

O agrião prefere o sol pleno mas tolera um pouco de sombra.

É uma hortaliça que gosta mais de água do que as outras, portanto pode regar bem. Por isso recomenda-se deixar o vaso em cima de uma bandeja de água, ela vive em solo pantanoso, encharcado.

O agrião também pode ser cultivado por cultivo hidropônico, sendo até melhor para seu desenvolvimento. Tome cuidado com a água que usar, pois se ela estiver poluída poderá contaminar o agrião.

Agrião é tóxico para cães e gatos?

Infelizmente o agrião é sim tóxico tanto para cachorros quanto para gatos, ele possui um princípio tóxico que causa irritação gastrointestinal no animal, podendo levar a vômitos e diarréia. Deixe em local que eles não possam pegar.