Como cuidar de bromélias

Como cuidar de bromélias dentro de casa? Será que as bromélias, Bromeliaceae, gostam de muito sol? Qual a quantidade necessária de água? Abaixo explicaremos sobre o cultivo de bromélias em vasos para conseguir ter uma planta bonita.

Como cuidar de bromélias

A bromélia sobrevive bem dentro de casa, é uma planta que gosta de temperaturas entre 15 e 25 graus Celsius. São muitos tipos de bromélias que existem na natureza, algumas são Vriesea splendens (Espada-de-fogo), Guzmania lingulata (Estrela escarlate), Nidularium innocentii, Vriesea hieroglyphica, Cryptanthus bivittatus, Alcantareas e outras.

Ela não necessita de vaso muito fundo nem solo muito grosso, escolha um substrato mix com carvão granulado, fibras de cascas trabalhadas, minerais, composto orgânico e vermiculita. Pode ser o mesmo utilizado para orquídeas. Se necessário coloque adubo (fertilizante) NPK que tenha mais quantidade de fórforo, em segundo potássio e menos nitrogênio.

A função principal de suas raízes não é alimentação mas sim fixação no local que vai sobreviver.

Como cuidar de bromélias
Como cuidar de bromélias dentro de casa?

Pode ser propagada pelas plantas filhotes que nascem presas na mãe, mas aguarde elas atingirem um terço do tamanho da planta adulta (uns 10 a 15 cm), remova tirando junto uma parte da raiz. O enraizamento demora uns 30 dias. Uma alternativa é cortar a planta principal e deixar as filhotes crescerem no local.

Você deve remover apenas as folhas que estiverem secas ou com alguma doença, não precisa de podas especiais. Elas só vão dar flor uma vez na vida, depois aparecem os brotos e ela morre.

Quantidade de sol e rega

É uma planta que gosta de sol pleno ou parcial, portanto pode ficar na janela da casa sem pegar sol direto. Mas ao deixar na janela veja se não estão queimando, se estiverem coloque em local com mais sombra, se as folhas estiverem escuras ou pálidas, ela precisa de mais luminosidade.

Deixe-as longe de locais quentes, aquecedores etc.

A bromélia gosta de água mas não demais, as raízes devem ficar sempre úmidas mas não encharcadas. Regue sempre as folhas para ela ficar com água no espaço do meio. Em dias quentes demais use borrifador nas folhas. Ela gosta de ambiente úmido, por isso vive presa em árvore e até debaixo de pedras.

Uma vez por mês vire a planta de cabeça para baixo para remover esta água, depois regue para ficar água nova no meio. De acordo com pesquisas, a água da bromélia não é um ambiente propício para o desenvolvimento de larvas do mosquito da dengue.

As bromélias são tóxicas para cachorros e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, as bromélias não são venenosas para cães e gatos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.