Como cuidar de margarida

Como cuidar de margarida? As flores amantes do sol, margaridas, são ótimas de cultivar pois ficam bem em quase todos os ambientes e temperaturas, desde que tenha bastante sol. Crescem e flroescem facilmente. Veja abaixo algumas dicas de como cultivar e cuidar das margaridas em casa.

Como cuidar de margarida

As margaridas podem ser multiplicadas por mudas ou sementes. É importante que seja terra vegetal adubada (para ajudar no crescimento inicial), rico e bem drenado. Mas toleram solos mais pobres e sombras parciais. Não costumam necessitar de fertilizantes, são bastante fortes e se beneficiam mais das coberturas vegetais secas para solo (mulch).

Como cuidar de margarida
Como cuidar de margarida

A melhor época para plantar é primavera.

Se for plantar de muda, cubra até metade do caule da planta. Se for plantar as sementes, ela pode ser semeada diretamente no vaso não muito próximas umas das outras para não competirem pelos nutrientes e melhorar circulação de ar. Enterre uns 0,5 cm na terra, não precisa ser muito profundo e cubra com um pouco de terra. Lembrando que o vaso tem que ser bem drenado e ficar em uma janela ensolarada da casa.

As sementes vão germinar em 10 a 20 dias e as flores aparecerão no ano seguinte. Elas podem atingir de 25 a 70 cm quando plantadas em vasos.

Rega e poda das margaridas

As margaridas preferem o solo um pouco úmido, portanto precisam ser regadas com frequência sem encharcar demais, normalmente a cada dois ou três dias, dependendo do calor (no inverno diminua a rega). Molhe na base da planta, para evitar mofo e danos causados pelo sol às pétalas.

Remova sempre as folhas e flores secas. Pode cortar ramos, principalmente em épocas que ela murchar, assim vai estimular a revitalização e regeneração da margarida.

Descubra as ervas que podem ser plantadas em casa para temperos.

Pode ser propagada fazendo estaquia e também pelas sementes das próprias flores. Quando as flores secarem, corte-as e pendure de cabeça para baixo. As sementes ficam na parte superior da planta, no miolo, quando estiver seco é só esmagar com a mão e tirar a semente (parecido com girassol).

As margaridas são bem simples de cuidar e se adaptam a maioria dos climas. Mas não esqueça que ela gosta de sol, tem que ficar em local ensolarado.

A margarida é tóxica para cães e gatos?

Sim, a margarida é considerada tóxica tanto para cachorros quanto para gatos pois contém os princípios sesquiterpeno, lactona, piretrinas e outros irritantes que podem causar vômitos, diarréia, hipersalivação, dermatite e descoordenação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.