Como cuidar da flor-da-fortuna

Como cuidar da flor-da-fortuna? A flor-da-fortuna, também conhecida como kalanchoe ou calanchoe, é uma suculenta perene resistente ao calor e à falta de água. Está pensando em cultivá-la dentro de casa? Neste post trazemos algumas dicas sobre o tipo de solo que ela gosta, quantidade de água e luz para a flor-da-fortuna.

Como cuidar da flor-da-fortuna

Existem vários tipos de substratos próprios para flor-da-fortuna, que são os mesmos de outras suculentas. Quem não tiver como comprar pode usar uma mistura de perlita com areia (quantidade 2 x 1 respectivamente). Isto vai dar boa drenagem no solo e ele ficará arejado.

Além do solo drenado, ela tem que ser plantada em vaso com furos para a água não ficar acumulado na terra. Coloque uma camada de brita ou coisa parecida no fundo do vaso, para garantir que a água irá escoar bem. Pode usar vaso não muito profundo pois suas raízes não costumam crescer demais.

Pode ser propagada por estaquia, removendo plantas novas da “planta mãe”, é só tirar umum fragmento da planta original e colocar no solo úmido para crescer.

Como cuidar da flor-da-fortuna
Como cuidar da flor-da-fortuna Kalanchoe

Ela tem que ficar em locais com bastante sol e claridade, especialmente durante o verão.

A flor-da-fortuna vai florir o ano todo, suas flores podem ser alaranjadas, cor-de-rosa, branco, amarelo e outros. Não precisa jogar a planta fora após a floração, basta remover o receptáculo da flor. Deixe a planta descansar com pouca água e continue cuidando. Ela deverá florescer normalmente na primavera.

Quem quiser pode fertilizar durante a primavera ou verão, mas não é essencial, pois são plantas bem resistentes.

Quantidade de água para rega

Regue a flor-da-fortuna moderadamente durante o verão (sem encharcar as raízes) e reduza a rega no inverno, pois elas preferem o solo não muito molhado.

Para saber a hora de molhar, sinta com o dedo se a superfície do solo está seca, se estiver pode regar. Caso esteja no inverso, espere secar por completo para regar, senão ela poderá morrer. Elas adoram a umidade de dentro da casa no inverno.

Tenha muito cuidado pois suas raízes podem apodrecer e ela aparentar que está bem na parte superior. No caso de excesso de água, suas folhas começam a perder a cor, ficando amareladas ou brancas. Se acontecer isso verifique se a raiz está podre, se estiver corte-as e replante em um novo substrato seco. Se for falta de água pode ocasionar a perda de folhas e afetar seu crescimento.

O Kalanchoe é perigoso para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, a flor-da-fortuna é sim tóxica tanto para cachorro quanto para gatos. Seu princípio tóxico é glicosídeo cardiotóxico que pode causar vômito, diarréia, ataxia, tremores, batimentos cardíacos irregulares e até morte. Portanto deixe bem longe do seu animalzinho.

3 comentários em “Como cuidar da flor-da-fortuna”

    • Olá Patrícia
      De acordo com algumas revistas de jardinagem, demora de 14 a 21 dias para aparecer a raiz. Quando aparecerem pode ser transplantada.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.