Como cuidar de tostão dinheiro-em-penca em vaso? A Callisia repens é um arbusto perene, o cultivo é fácil e é uma ótima planta para cultivar dentro de casa. Explicaremos agora como cultivar a tostão em vasos, tipo de solo, quantidade de luz e rega para que a planta sobreviva por bastante tempo.
Como cuidar de tostão
Ela pode atingir 10 a 40 cm de altura, seu caule fica lotado de pequenas folhas redondas com 2,5 cm de comprimento cada uma. Ao ser plantada em vaso ela vira uma planta pendente, pois ela é rasteira.
O vaso não precisa ser grande, mas é importante que ele tenha furo no fundo pois ela gosta do solo úmido mas não encharcado, tem que ser solo bem drenado. Como é uma planta encontrada em solos rochosos, arenosos e de cascalho, o solo precisa ficar levemente úmido e tem que ser rico em matéria orgânica (fértil), se quiser misture com areia para melhorar a drenagem.
Quem quiser pode adicionar cascalho (sem calcário) no fundo do vaso, para ajudar na drenagem. E ainda colocar areia na superfície para evitar que as folhas da base apodreçam.

Ela suporta a luz do sol mas prefere ficar na sombra, principalmente quando a temperatura está acima dos 20 graus.
Ao regar não molhe as folhas, dependendo de onde você mora a rega poderá ser feita de cinco em cinco dias ou mais. Sinta o solo com o dedo, ele deve ficar levemente seco entre as regas. Regue para ficar úmido e nunca encharcado.
Curiosidades
As Callisia repens são da mesma família das Tradescantia, conhecidas como Lambari.
Pode remover as folhas danificadas, cortando-as delicadamente. Se algum caule estiver secando, corte a parte seca. Quem preferir pode podar a planta para dar o formato e tamanho que quiser, a poda encoraja o crescimento e deixa a planta sempre bonita.
No Brasil a Callisia repens tem esse nome justamente porque, segundo crença popular, elas atraem sorte e dinheiro para quem a cultiva.
Tostão dinheiro-em-penca é tóxico para cães e gatos?
A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais não especifica exatamente sobre a Callisia repens, mas falam da Tradescantia que é da mesma família, e elas são sim tóxicas para cachorros e gatos podendo causar dermatite. Portanto não deixe em local que seu companheiro possa tentar comer ou se esfregar.
Planta muito versátil, você pode abusar da criatividade inventando todo tipo de arranjos em vazios, ou no canteiro.