Como cuidar de tostão dinheiro-em-penca

Como cuidar de tostão dinheiro-em-penca em vaso? A Callisia repens é um arbusto perene, o cultivo é fácil e é uma ótima planta para cultivar dentro de casa. Explicaremos agora como cultivar a tostão em vasos, tipo de solo, quantidade de luz e rega para que a planta sobreviva por bastante tempo.

Como cuidar de tostão

Ela pode atingir 10 a 40 cm de altura, seu caule fica lotado de pequenas folhas redondas com 2,5 cm de comprimento cada uma. Ao ser plantada em vaso ela vira uma planta pendente, pois ela é rasteira.

O vaso não precisa ser grande, mas é importante que ele tenha furo no fundo pois ela gosta do solo úmido mas não encharcado, tem que ser solo bem drenado. Como é uma planta encontrada em solos rochosos, arenosos e de cascalho, o solo precisa ficar levemente úmido e tem que ser rico em matéria orgânica (fértil), se quiser misture com areia para melhorar a drenagem.

Quem quiser pode adicionar cascalho (sem calcário) no fundo do vaso, para ajudar na drenagem. E ainda colocar areia na superfície para evitar que as folhas da base apodreçam.

Como cuidar de tostão dinheiro-em-penca Callisia repens
Como cuidar de tostão dinheiro-em-penca Callisia repens

Ela suporta a luz do sol mas prefere ficar na sombra, principalmente quando a temperatura está acima dos 20 graus.

Ao regar não molhe as folhas, dependendo de onde você mora a rega poderá ser feita de cinco em cinco dias ou mais. Sinta o solo com o dedo, ele deve ficar levemente seco entre as regas. Regue para ficar úmido e nunca encharcado.

Curiosidades

As Callisia repens são da mesma família das Tradescantia, conhecidas como Lambari.

Pode remover as folhas danificadas, cortando-as delicadamente. Se algum caule estiver secando, corte a parte seca. Quem preferir pode podar a planta para dar o formato e tamanho que quiser, a poda encoraja o crescimento e deixa a planta sempre bonita.

No Brasil a Callisia repens tem esse nome justamente porque, segundo crença popular, elas atraem sorte e dinheiro para quem a cultiva.

Tostão dinheiro-em-penca é tóxico para cães e gatos?

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais não especifica exatamente sobre a Callisia repens, mas falam da Tradescantia que é da mesma família, e elas são sim tóxicas para cachorros e gatos podendo causar dermatite.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.