Como cuidar da Espada de São Jorge

Como cuidar da Espada de São Jorge em vaso? A Espada de São Jorge, também conhecida como Sansevieria trifasciata (folhas com bordas amarelas) ou Sansevieria zeylanica (folhas com listras escuras sem bordas claras), é uma planta nativa de locais secos como a África e Índia e sõa fortes. Neste post falaremos sobre o tipo de solo, quantidade de rega e luz para cultivar Espada de São Jorge dentro de casa.

Como cuidar da Espada de São Jorge

Esta planta pode ser propagada por divisão de touceiras e chega a atingir 75 cm de altura e 30 cm de largura. Plante em vaso que tenha duas vezes o tamanho da planta, colocando argila expandida no fundo para não acumular água. Não tem preferência de solo, nem é exigente quanto à fertilidade, pois é uma planta bem resistente.

Quando ela crescer é importante colocar em um vaso maior e mais pesado, pois ela fica pesada na parte superior, se o vaso for leve irá virar.

Elas gostam de calor preferindo temperaturas acima de 10 graus. Podem ser cultivadas em sol pleno ou meia-sombra, pois são extremamente resistentes, adaptando-se bem a qualquer ambiente. Com mais luz crescem mais rápido.

Como cuidar da Espada de São Jorge Sansevieria
Como cuidar da Espada de São Jorge Sansevieria

A rega não precisa ser frequente, pois não suportam o excesso de água. Verifique sempre com o dedo se a terra está seca antes de molhar. Dependendo da temperatura onde você mora, regar apenas uma vez por semana ou três vezes no mês poderá ser suficiente. No inverno diminua mais ainda a rega.

Curiosidades

Não há necessidade de podar, se quiser remova folhas velhas que estejam caindo. Você pode utilizar estas folhas para propagar a planta em outro vaso.

Aproveite para ver vasos incríveis na Amazon.

A Espada de São Jorge em inglês é conhecida como Mother-in-law’s-tongue (Língua de sogra) ou Snake Plant (Planta cobra) ou Golden Birds Nest (Ninho dos pássaros dourados).

Espada de São Jorge é tóxica para cães e gatos?

Sim, ela é uma planta tóxica tanto para cachorro quanto para gatos. De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, ela contém o princípio tóxico saponinas, que pode causar náusea, vômitos e diarréia. Portanto não deixe a planta em local que eles possam pegar, de preferência pendure na parede onde seu gato não possa subir.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.