Como cuidar de Hypoestes em vaso

Como cuidar de Hypoestes em vaso? A Hypoestes phyllostachya ou Hypoestes Sanguinolenta é uma planta conhecida no Brasil como confete ou face-sardenta, e em inglês de ‘Polka Dot Plant”, “Freckle Face”, “Baby’s Tears” e “Pink Flash”. É uma planta perfeita para dentro de casa, possui folhas manchadas, raiadas e pontilhadas em verde com branco ou verde com vermelho ou verde com rosa.

A seguir explicaremos sobre o cultivo desta planta, tipo de solo, quantidade de sol e água.

Como cuidar de Hypoestes em vaso

O mais comum é propagação por estaquia, ao invés do uso de sementes, se plantar por sementes demora uns 21 dias para germinar. Elas podem atingir 13 a 15 cm de altura e seu ciclo de vida é de um ano.

Na estaquia basta tirar um pedaço de uma planta saudável, remover as folhas da parte inferior da planta. Mergulhe no hormônio de enraizamento e depois enterre em solo rico arejado à base de turfa.

Coloque em vaso com furo no fundo, se não tiver, faça uma camada de argila expandida ou outras pedrinhas no fundo para ficar bem drenado. A confete gosta do solo úmido mas não encharcado, senão a raiz apodrece.

Como cuidar de Hypoestes em vaso
Como cuidar de Hypoestes em vaso

Deixe o vaso em local com luz indireta do sol, sua folhagem fica mais brilhosa com o sol, mas o sol direto irá queimá-las. Se as folhas enrolarem ou curvarem, é que precisa de mais sombra. Sua temperatura ideal é 23°C.

A poda pode ser realizada para prevenir da planta ficar muito longa e aspecto fino. A planta longa fica com muito espaço entre as hastes e poucas folhas, com aparência feia de vazio. A poda dá um aspecto de planta saudável. Algumas pessoas até removem as flores, pois elas não são interessantes, o bonito são justamente suas folhas, e as flores acabam tirando energia das folhas deixando-as feias.

Qual a quantidade de água para regar a face-sardenta?

Ela gosta de água mas não de água demais, não pode ficar encharcada! Sempre sinta com o dedo a parte superior do solo, se sentir seco regue.

Se as folhas começarem a ficar amarelada e cair, diminua a quantidade de água. Pode usar fertilizante diluído em água uma vez por mês.

Hypoestes é tóxica para cães e gatos?

De acordo com a ASPCA não, os tipos de Hypoestes não contêm princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas podem causar vômito ou diarréia, mesmo não sendo tóxicos, portanto tenha sempre cuidado com seu animalzinho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.