.

Diversos

Como cuidar de impatiens, maria-sem-vergonha

Como cuidar de impatiens? Está pensando em cultivar impatiens em casa? Neste post explicaremos sobre o tipo de solo, quantidade de água e luz para cultivo da impatiens, também conhecida como maria-sem-vergonha. E ainda se ela é tóxica para cães e gatos.

Para quem não sabe a impatiens, Impatiens walleriana, é a famosa maria-sem-vergonha, também conhecida como beijo-turco, beijinho e alegria-do-lar (Portugal). Ela tem esse nome devido ao rápido crescimento, é uma planta “impaciente”.

Como cuidar de impatiens

As impatiens preferem solo rico em húmus e bem drenado, portanto, escolha vasos bem drenados, de preferência com furo no fundo, para não apodrecer suas raízes.

Como cuidar de impatiens walleriana maria-sem-vergonha

Elas se propagam por semente ou estaquia. Se plantar mais do que uma em uma jardineira, dê espaçamento de 20 cm entre uma e outra, para elas permanecerem perto do solo.

Não gosta de luz direta do sol, prefere sombra parcial. Prefere temperaturas entre 18 e 24°C.

Elas crescem em altura e largura, se achar que alguns caules estão crescendo demais pode podar um pouco, tirando uns 7 cm do caule. Use os dedos mesmo para remover estes pedaços. Remova flores assim que ficarem feias para manter a planta saudável e encorajar a floração.

Não use muito fertilizante, pois a maria-sem-vergonha é uma planta delicada.

Se estiver com poucas flores, pode ser que a planta não esteja pegando luz solar suficiente, procure um local na casa onde ela pegue, pelo menos 4 horas de sol indireto.

Quantidade de água para a impatiens?

É importante lembrar de regar a maria-sem-vergonha regularmente, elas têm que ficar umedecidas, mas não encharcada demais. Sinta sempre com o dedo, se o solo estiver seco em cima, regue.

Caso fique sem água por muito tempo, ela irá perder suas folhas. Em caso de molhar demais vai ter mais chances de aparecerem fungos.

A maria-sem-vergonha é tóxica?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a Impatiens não contém princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas mesmo assim tenha cuidado com seus animais, pois podem ficar sufocados ao comerem plantas e causar vômitos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags