Como cuidar de impatiens, maria-sem-vergonha

Como cuidar de impatiens? Está pensando em cultivar impatiens em casa? Neste post explicaremos sobre o tipo de solo, quantidade de água e luz para cultivo da impatiens, também conhecida como maria-sem-vergonha. E ainda se ela é tóxica para cães e gatos.

Para quem não sabe a impatiens, Impatiens walleriana, é a famosa maria-sem-vergonha, também conhecida como beijo-turco, beijinho e alegria-do-lar (Portugal). Ela tem esse nome devido ao rápido crescimento, é uma planta “impaciente”.

Como cuidar de impatiens

As impatiens preferem solo rico em húmus e bem drenado, portanto escolha vasos bem drenados, de preferência com furo no fundo para não apodrecer suas raízes.

Elas se propagam por semente ou estaquia. Se plantar mais do que uma em uma jardineira, dê espaçamento de 20 cm entre uma e outra, para elas permanecerem perto do solo.

Não gosta de luz direta do sol, prefere sombra parcial. Prefere temperaturas entre 18 e 24°C.

Como cuidar de impatiens walleriana maria-sem-vergonha
Como cuidar de Impatiens walleriana maria-sem-vergonha

Elas crescem em altura e largura, se achar que alguns caules estão crescendo demais pode podar um pouco, tirando uns 7 cm do caule. Use os dedos mesmo para remover estes pedaços. Remova flores assim que ficarem feias para manter a planta saudável e encorajar a floração.

Não use muito fertilizante pois a maria-sem-vergonha é uma planta delicada.

Se estiver com poucas flores, pode ser que a planta não esteja pegando luz solar suficiente, procure um local na casa onde ela pegue, pelo menos 4 horas de sol indireto.

Quantidade de água para a impatiens?

É importante lembrar de regar a maria-sem-vergonha regularmente, elas têm que ficar umedecidas mas não encharcada demais. Sinta sempre com o dedo, se o solo estiver seco em cima, regue.

Caso fique sem água por muito tempo, ela irá perder suas folhas. Em caso de molhar demais vai ter mais chances de aparecerem fungos.

A maria-sem-vergonha é tóxica?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a Impatiens não contém princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas mesmo assim tenha cuidado com seus animais, pois podem ficar sufocados ao comerem plantas e causar vômitos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.