Como cuidar de ipê Tabebuia

Como cuidar de ipê em casa? Qual a quantidade de água e sol recomendados? Ela pode ser cultivada em vaso? A seguir falaremos um pouco sobre o cultivo do ipê, serve tanto para ipê roxo Tabebuia impetiginosa quanto para ipê branco Tabebuia roseo-alba, ipê rosa Tabebuia avellaneda e outras espécies.

O ipê, Tabebuia, é uma árvore da família Bignoniaceae, nativa da América do Sul e México, que conta com mais de 70 espécies de ipê com flores de cores diferentes. Sua flor foi oficializada como flor nacional do Brasil por Lei em 1978.

Como cuidar de ipê

O ipê tolera os mais variados tipos de solo inclusive pedregosos e arenosos, desde que seja um solo bem drenado. Pode usar solo enriquecido com matéria orgânica.

Sua propagação pode ser feita por sementes ou mudas. O plantio em vaso só é recomendado se for a partir da semente. Enterre a semente cerca 1,5 cm com o dedo no vaso cheio de terra, mantenha o solo úmido, as mudas devem aparecer dentro de um mês a um mês e meio.

Quando a planta começar a crescer, ao aparecerem folhas, deve ser transplantada para uma área maior, pois é uma árvore bem grande, pode atingir 20 metros de altura, sendo que a média é 7 metros. É importante plantar longe de fios em postes, pois poderá arrebentá-los quando crescer.

Como cuidar de ipê Tabebuia
Como cuidar de ipê Tabebuia, tipo de solo, quantidade de rega

Elas gostam do sol pleno ou parcial e gostam de temperatura quente. Sobrevivem no frio, apesar das flores morrerem, seu galhos ficam vivos e florescem posteriormente.

De quanto em quanto tempo precisa regar?

A rega deve ser feita ao sentir que o solo está seco, o ipê gosta do solo úmido mas não aprecia terreno encharcado e sua raiz pode morrer. Nas primeiras semanas é recomendado regar todos os dias por algumas semanas, depois passe a regar apenas quando necessário. Em alguns locais com muita chuva não é necessário regar.

São tolerantes à seca, aos períodos de estiagem.

Nos primeiros dois ou três anos é recomendado usar fertilizante ao menos duas vezes no ano.

É tóxica para cachorros e gatos?

Não conseguimos encontrar informações sobre a toxicidade do ipê para os animais. Não deve ser tóxico senão provavelmente teríamos sites falando sobre isso, mas como não encontramos esta informação não podemos confirmar.