Como cuidar de aranto em vaso

Como cuidar de aranto em vaso? O aranto, também conhecido como mãe-de-milhares ou Bryophyllum Daigremontianum ou Kalanchoe daigremontiana, é uma suculenta nativa de Madagascar. Muito tolerante à temperatura, é uma planta simples de cuidar. A seguir explicaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo de aranto.

Como cuidar de aranto em vaso

A temperatura ideal para o kalanchoe é de 16 a 24°C e necessita de, pelo menos, quatro horas de sol por dia. Precisa de sol pleno ou meia-sombra.

Ela gosta de um solo bem drenado, pois nunca deve ficar encharcada. Use vaso com furo no fundo e para melhorar a drenagem coloque areia ou perlita no solo. Se quiser utilize mistura de solo especial para cactos.

A rega deve ser realizada apenas quando o solo estiver seco, pois é uma planta que tolera a seca mas odeia água demais. Sinta com o dedo se está seco em uma profundidade de 5 cm. Se deixar encharcado sua raiz vai apodrecer! Evite deixar em local muito úmido como banheiro da casa.

Como cuidar de aranto, mãe de milhares, kalanchoe daigremontiana
Como cuidar de aranto, mãe de milhares, kalanchoe daigremontiana

Suas folhas verdes são longas, carnudas e oblongas, pode chegar a 20 cm de comprimento e 3 cm de largura. Pode atingir 90 cm de altura. As bordas das folhas possuem bulbos que contêm plântulas (embrião vegetal já desenvolvido). Essas plântulas podem se transformar em raízes enquanto ainda estão ligados à planta. Evite plantar com outros espécies.

O aranto pode florescer mas nem sempre acontece. Normalmente é na estação mais quente e suas flores são pequenas acizentadas que aparecem em cachos dispostos nas hastes.

Sementes diversas na Amazon.

Como fazer propagação?

Você pode realizar a propagação a partir das folhas jovens, basta cortar uma delas e colocar em um vaso pequeno com um pouco da mistura para cactos. Coloque a folha jovem na superfície do solo, cubra com filme plástico e coloque em local ensolarado. Mantenha o solo úmido mas não encharque. Quando a planta estiver alta suficiente remova o filme plástico, depois passe para vaso maior.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, o aranto é tóxico tanto para cachorro quanto para gatos, ele contém o princípio tóxico bufadienolídeo que pode causar vômito, diarréia, batimentos cardíacos irregulares. Portanto não deixe em local que seu animal possa pegar.