Como cuidar de tulipas

Como cuidar de tulipas? Está pensando em cultivar tulipas em vaso dentro de casa? Neste post explicaremos como plantar, cultivar, regar e cuidar das tulipas para durarem mais tempo após as flores morrerem.

Como cuidar de tulipas

Primeiro escolha o vaso correto, tem que ser um que cubra metade da altura da haste e que tenha furos no fundo, para uma boa drenagem. Normalmente os hastes das tulipas atingem mais do que 5 centímetros de altura no vaso, assim elas ficarão esticadas no vaso e não vão ficar uma em cima da outra, causando perda de pétalas.

Como cuidar de tulipas
Como cuidar de tulipas

No fundo do vaso coloque rochas, pedrinhas ou cascalho, fazendo uma camada de uns quatro centímetros, para ajudar na drenagem. Depois coloque a camada de terra com composto orgânico em cima das rochas, até a metade do vaso. Por cima de tudo coloque uma pequena camada de areia.

Você irá plantar o bulbo da tulipa deixando a parte do broto (pontuda) para fora da terra. Se forem mais de um, tem que ter uma distância de 10 centímetros entre eles.

Plante no outono, quando as temperaturas são mais amenas. De preferência seis semanas antes do inverno. Se comprar fora do outono, deixe os bulbos na geladeira para não morrerem.

Os bulbos vão levar de 12 a 14 semanas para ficarem bonitas. As tulipas costumam florescer em setembro ou outubro, na primavera.

Quem plantar no jardim o processo é praticamente o mesmo, o que vai mudar é que você não vai precisar das rochas e areia. Apenas do adubo ou matéria orgânica.

Rega, iluminação e poda

Os vasos devem ficar em local fresco que tenha luminosidade, mas não luz direta do sol. Mas antes das folhas aparecerem, o vaso pode ficar em local escuro e fresco. Assim que aparecerem as folhas, leve para um local com luz indireta.

Molhe uma vez por semana, pois o solo tem que ficar úmido mas não encharcado. Se a temperatura estiver muito quente, pode ser necessário regar mais vezes. O ideal é verificar com o dedo, toque no solo, notando que está seco, pode regar sem encharcar.

Remova folhas murchas e flores mortas da planta usando uma tesoura e cortando bem próximo ao caule. Após floração ela irá murchar mas não estará morta!

Se forem tulipas anuais, aguarde murchar por completo. Depois remova o bulbo da terra, lave e deixe no sol para secar. Quando secar, embrulhe no saco de papel e deixe na geladeira, para fazer o replantio no outono. Se for local frio não precisa guardar na geladeira.

Tulipas são perigosas para cães e gatos?

Sim, as tulipas são consideradas tóxicas para seu animal, pois contém os princípios Tulipalina A e B, que causam vômito, depressão, diarréia e hipersalivação. Cuidado, deixe em local seguro.

1 comentário em “Como cuidar de tulipas”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.