Como cuidar de lírio-aranha

Como cuidar de lírio-aranha? A lírio-aranha, Hymenocallis littoralis, é uma planta herbácea perene da família Amaryllidaceae. Ela aguenta os mais variados tipos de condição, podendo ccrescer na água, áreas molhadas e áreas secas. Suporta clima equatorial, tropical e tropical úmido. A seguir explicaremos sobre o cultivo de lírio-aranha em casa, tipo de solo, quantidade de luz e água para ter uma planta saudável.

Como cuidar de lírio-aranha

A lírio-aranha pode ser cultivada tanto no jardim quanto no vaso, ela atinge 0,6 m de altura e 0,8 m de diâmetro. Com o tempo será necessário passar para um vaso grande, pois o bulbo quebra o vaso se for pequeno demais.

Cada bulbo produz vários brotos individuais com folhas que se arqueiam até 60 cm de comprimento. As flores brancas aparecem na extremidade dessas folhas durante o verão. Essas flores possuem um tubo de 17 cm que fica brando nas pontas. Uma flor tubular se abre em uma flor branca normal, e nas bordas da flor aparecem as pétalas brancas estreitas que se inclinam ao redor da planta e dão aparência de aranha.

O tipo de solo ideal é mistura de solo comum com casca ou pedra-pomes para dar uma boa drenagem no vaso. Escolha vaso com furo no fundo, pois a água não pode ficar parada no fundo, não coloque prato.

Como cuidar de lírio-aranha Hymenocallis littoralis
Como cuidar de lírio-aranha Hymenocallis littoralis

Elas gostam de sol pleno ou meia-sombra.

A rega deve ser feita regularmente, ela gosta do solo úmido mas não encharcado, senão apodrece o bulbo. Por isso também é importante uma boa drenagem.

Pode ser necessário o replantio de dois em dois anos e a mudança do solo, passando a planta para vasos maiores. Somente faça replantio quando ela não estiver com flores. A melhor maneira de fazer propagação é por divisão de rizoma, uma vez que plantar a partir da semente pode levar vários anos para florir.

Problemas que podem ocorrer

Se a lírio-aranha não estiver florindo e você tiver usado fertilizante, pare com o fertilizante, ele pode estar causando o problema. Caso não use fertilizante, tente reduzir a rega, mantendo o solo levemente úmido, e coloque para um local um pouco mais escuro.

Se mesmo assim não aparecer a flor, verifique se o solo não está seco demais ou coloque em local com mais luz, pode ser falta de luz do sol.

É tóxica para cães e gatos?

Não conseguimos encontrar informação específica sobre a lírio-aranha. Mas como ela é da família Amaryllidaceae, que engloba espécies tóxicas para cães e gatos, então o ideal é não deixar seu animal comer a planta.

Várias epécies da família Amaryllidaceae possuem o princípio tóxico licorina e outros alcalóides que podem causar vômitos, diarréia, convulsão, queda de pressão, tremores, arritmia cardíaca e outros problemas de saúde ao animal.