Como cuidar de copo-de-leite, Zantedeschia aethiopica

Como cuidar de copo-de-leite, Zantedeschia aethiopica? Está pensando em cultivar esta planta herbácea nativa da África do Sul? Neste post trazemos algumas dicas sobre o cultivo da copo-de-leite, também conhecida como jarro, cala-branca, lírio-do-nilo. Qual quantidade de luz e água para ter uma planta saudável por mais tempo.

Como cuidar de copo-de-leite

A copo-de-leite cresce direto do bulbo, suas folhas largas em forma de flecha se abrem acima do solo e podem atingir 90 cm de altura. As flores possuem formato de trombetas, e crescem alguns centímetros acima das folhas verde escuras, no topo da haste, podendo atingir 10 centímetros de comprimento cada uma, com um estame amarelo no meio. Um único bulbo produz várias folhas e flores.

Elas preferem a temperatura entre 13°C e 18°C, mas tolera temperaturas mais quentes, sendo necessário adubo para ajudar a manter o bulbo mais fresco. Pode ser porpagada por divisão de touceira. O solo ideal é uma mistura rica em matéria orgânica e tem que ser solo bem drenado.

Deixe o vaso em local que pegue luz do sol mas não luz direta, ela precisa de umas seis horas de luz do sol, sol pleno ou meia-sombra.

Como cuidar de copo-de-leite, Zantedeschia aethiopica
Como cuidar de copo-de-leite, Zantedeschia aethiopica

A rega deve ser feita regularmente, pois ela prefere ficar úmida mas não encharcada. Sinta com o dedo se a parte superior está seca, uns 5 centímetros, se estiver regue. Se ficar encharcada seu bulbo vai apodrecer. Portanto utilize vaso com furo e não deixe o prato cheio de água embaixo.

Problemas que podem ocorrer

Se não der flores pode ser culpa do solo, verifique o pH, ela prefere pH entre 6.0 e 6.5 (medidor de pH do solo).

Se ele estiver correto, pode ser culpa de estar molhando demais a planta, reduza a rega. Ela gosta do solo úmido mas não encharcado, verifique com o dedo entre uma rega e outra.

Caso não esteja molhando demais, pode ser culpa de pouca luz do sol, coloque em local na casa com mais sol.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a copo-de-leite contém o princípio tóxico de cristais insolúveis de oxilatado de cálcio que podem causar irritação oral, queimação intensa na boca, língua e lábios, baba excessiva, vômito e dificuldade para engolir. Portanto não deixe em local que ele possa pegar e comer.

3 comentários em “Como cuidar de copo-de-leite, Zantedeschia aethiopica”

  1. Bom dia comprei um há um mês, ele chegou com as folhas verdes bem escuras e pingou água das folhas durante uns quatro dias , mas agora não pinga mais e as folhas clarearam muito , algumas estão até amareladas , nasceram algumas folhas novas e tem mais duas saindo, no entanto o aspecto não parece ser saudável.
    Agradeço a ajuda que puder me dar

    • Olá Iran
      Esse é um problema comum dessa planta e pode indicar que ela está entrando em período de dormência (que ocorre no inverno) ou que precisa de algum outro cuidado especial.

      Se não estiver no período de dormência:

    • As folhas amarelas podem ocorrer quando a planta é transplantada, quando a raiz está se desenvolvendo no novo local, ela fica estressada.
    • Podridão das raízes por doença causada devido à umidade excessiva do solo também deixam as folhas amareladas, não deixe a terra úmida demais, o solo precisa ser bem drenado! Se a raiz estiver podre, ela não vai conseguir absorvero os nutrientes necessários do solo.
    • Vento também pode fazer com que as folhas fiquem amarelas, o vaso precisa ficar em local protegido e com bastante luz solar indireta.
    • Esterco no solo também pode causar amarelamento das folhas.
    • É preciso tentar descobrir o problema da sua planta com base nessas informações.

Os comentários estão encerrado.