Como cuidar de orquídea Cattleya

Como cuidar de orquídea Cattleya em vaso? Cattleya é um gênero de orquídeas também conhecidas como catléias, nativas da América Central e América do Sul, que gosta de temperaturas mais quentes, 32°C. Neste post explicaremos sobre o cultivo da catléia dentro de casa, tipo de solo, quantidade de luz e água para ter uma planta saudável. Também explicaremos se ela é tóxica para cães e gatos.

Como cuidar de orquídea Cattleya

As catléias são muito populares devido à beleza de suas flores que podem chegar a 12 cm de tamanho, possuem várias cores diferentes e uma fragrância muito forte que perfuma o ambiente. As flores costumam aparecer na primavera ou outono, uma vez por ano e duram de duas a três semanas, mas no caso das híbridas podem durar até seis semanas.

Elas devem ficar em vasos de cerâmica ou barro bem drenado, pode forrar com pedrinhas. Utilize substrato próprio para epífitas de rochas, casca ou perlita para ajudar na drenagem da planta, pois as raízes precisam de ar, se ficar encharcada ela morre. Alguns exemplos são fibra de coco, fibra de piaçava, musgo esfagno, caroço de açai, casca de pinus, casca de arroz carbonizada, carvão vegetal, brita, casca de nozes de macadâmia e outros.

As orquídeas catléias não gostam de sol direto pois pode destruir suas folhas. Coloque em local meia-sombra ou luz filtrada, pois elas estão acostumadas a ficar presas no tronco das árvores protegidas pelas suas copas. Até aguenta a luz direta do sol pela manhã, mas nas tardes de verão o sol poderá matá-la.

Prefere temperatura de 32°C durante o dia e durante a noite a temperatura mínima é de 10 a 15°C com atmosfera um pouco úmida.

Como cuidar de orquídea Cattleya
Como cuidar de orquídea Cattleya

A propagação por divisão de rizoma é a mais recomendada, quando houver oito pseudobulbos saindo do broto na base da planta você pode dividir o rizoma e fazer duas plantas em vaso. Só faça a divisão quando não tiver flor!

A poda deve ser feita depois que as flores morrerem, cortando o espigão na base do psudobulbo. Os pseudobulbos ficam marrons e encolhem após algumas estações.

Quem quiser pode usar fertilizante próprio para orquídeas.

Como regar as catléias?

Essas orquídeas gostam de secar entre as regas, lembre-se sempre que é melhor regar de menos do que demais!

Se for uma planta adulta pode ser regada a cada sete a dez dias, se for jovem é melhor regar a cada cinco a sete dias.

O ideal é colocar o vaso de barro dentro de uma tigela com água por quinze minutos, para ter certeza que ela está bem regada. Se a sua estiver em vaso plástico coloque o vaso dentro de um pote grande e adicione a água lentamente. Deixe a planta dentro por dez a quinze minutos.

Problemas ao cuidar de orquídea Cattleya

Se a orquídea não estiver pegando sol suficiente ela não irá florir, os bulbos antigos morrem e os novos ficam pequenos e fracos. Mas atenção quanto ao excesso de sol, que pode matar as folhas. Tente encontrar um local na casa com meio-termo entre as duas situações.

A rega em excesso apodrece a raiz e ela morre, cuidado com a rega.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, as espécies de orquídea Cattleya não são tóxicas para seus animais.