.

Diversos

Como cuidar de ardísia, Ardisia crenata

Como cuidar de ardísia, Ardisia crenata? A ardísia, também conhecida como café de jardim, é um arbusto de pequeno porte originário do Japão que pode atingir 1 metro de altura. Neste post falaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da ardísia em vaso dentro de casa, também explicaremos se é tóxica para cães e gatos.

Como cuidar de ardísia

A ardísia cresce com um único caule, os ramos aparecem em espiral saindo deste caule. Suas folhas parecem couro, são estreitas, de bordas onduladas (ovais) e verde-escuras e ficam na parte superior do caule. As flores são pequenas e brancas e possui um frutinho vermelho não comestível que parece café, daí o nome café de jardim. As flores e frutinhos aparecem na parte inferior do caule.

Ela gosta da temperatura entre 15 e 24°C, não suporta muito frio. É importante deixá-la no sol pleno, mas não direto, ela gosta da umidade normal da casa, não sendo necessário muito umidade.

Como cuidar de ardísia
Como cuidar de ardísia, Ardisia crenata, dentro de casa

A ardísia não necessita de muitos cuidados e suporta a maioria dos tipos de solo, mas sempre solo bem drenado. Coloque alguma mistura de solo que contenha matéria orgânica. Utilize um vaso com furo no fundo que seja profundo e grande o suficiente para que as raízes cresçam. Não deixe pratinho cheio de água no fundo senão ela morre.

Você poderá propagá-la por semente ou por estaquia, sendo que a estaquia é muito mais rápida e fácil. Em alguns países é considerada como uma praga de tanto que se propaga.

A rega é normal, regue quando notar que a parte superior do solo secou. Sinta com o dedo se a terra está seca. Lembre-se de reduzir a rega no inverno, pois se ficar encharcada apodrece.

A poda é encorajada durante a primavera antes que as flores comecem a brotar, isso mantém a árvore em um tamanho razoável e permite que a folhagem fique completa e arredondada. O replantio também é recomendado quando perceber que as raízes estão ficando apertadas no vaso, passe para um vaso de tamanho acima do que está usando.

Se ela não estiver se desenvolvendo, pode ser necessário usar algum fertilizante próprio uma vez por mês. Se não aparecer os frutinhos é porque ela está em temperatura muito quente, e o excesso de sol também queima as folhas.

É tóxica para cães e gatos?

Infelizmente não há informação confiável sobre a toxicidade da ardísia para cachorros e gatos, alguns sites dizem que a frutinha é sim tóxica, mas não falam sobre a folha. Portanto, não deixe seu cão ou gato comer a planta, o risco não vale a pena.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Tags