Como cuidar de Cyclamen persicum ou ciclame

Como cuidar de Cyclamen persicum ou ciclame? Está pensando em cultivar o ciclame dentro de casa? A seguir explicaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo do Cyclamen em vaso.

Cyclamen persicum é uma planta perene nativa das Ilhas Gregas com flores pequenas e compactas muito bonitas, que vive nas pedras em locais 1000m acima do mar, apesar do habitat natural, são perfeitas para cultivo dentro de casa. Pode atingir 30 cm de altura, possui folhas verdes em formato de coração, com manchas prateadas, que são muito bonitas mesmo sem flores. As flores ficam acima das folhas e podem ter cor rosa, rosa escuro, branca, vermelha e rosa claro.

Como cuidar de Cyclamen persicum

Apesar de serem perenes, muitas pessoas cultivam como planta anual, jogando fora após a floração que dura de dois a quatro meses, por não quererem esperar metade do ano com a planta em dormência. Mas com os cuidados corretos, ela pode florir mais uma vez após este período de dormência. Sua floração ocorre no inverno.

A ciclame é mais facilmente propagada por divisão dos tubérculos e deve ser plantada em substrato rico de preferência mistura de fibra de coco moída, casca de arroz carbonizada e terra vegetal. Tem que ser solo bem drenado para não aparecer mofo.

Ela adora umidade e luz indireta do sol das 9 às 16 horas, ela não gosta de temperatura superior a 25°C, temperaturas ideais para seu cultivo são entre 10°C e 18°C.

Como cuidar de Cyclamen persicum ou ciclame
Como cuidar de Cyclamen persicum ou ciclame

A rega deve ser feita a cada três dias, dando tempo para a parte superior secar, sinta com o dedo no substrato. Nunca molhe a flor e folhas, pois podem aparecer fungos! Regue somente no substrato. O excesso ou a falta de água são prejudiciais à planta podendo causar vários problemas como folhas cairem e planta molenga.

Se as flores estiverem morrendo rápido pode ser por estar seca demais ou a planta já estava há muito tempo florida quando comprou.

Dica para florescer no ano seguinte

Quando as flores morrem e as folhas ficam amarelas e deterioram, a planta fica adormecida e precisa de descanso durante o verão. Se quiser que ela floresça no próximo ano, remova a folhagem morta quando deteriorar, coloque o tubérculo da planta em um vaso com a seção superior do tubérculo acima do solo, deixe em ambiente fresco sem luz muita luz do sol. Pare de regar e colocar fertilizante, pois a umidade vai fazer ele apodrecer.

Quando você reparar que ela está novamente em crescimento, regue completamente e comece o tratamento normal como explicado anteriormente.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, o ciclame tem o princípio tóxico saponinas triterpênicas que podem causar salivação, vômito, diarréia, além de anormalidade no ritmo cardíaco, convulsões e morte. Portanto não deixe em local que seu animalzinho possa pegar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.