Como cuidar do Trevo Roxo, Oxalis triangularis

Como cuidar do Trevo Roxo o Oxalis triangularis? A trevo roxo, também conhecida como falso trevo ou madeira azeda (Portugal), é uma planta com flores do tipo bulbo nativa do Brasil. Suas pequenas flores rosadas ou brancas em forma de trompete junto com as folhas roxas deixam a planta muito bonita para ter dentro de casa, além disso suas folhas se fecham durante a noite.

Como cuidar do Trevo Roxo

A trevo roxo não precisa de muitos cuidados quando é em vaso dentro de casa, seu cultivo é fácil e simples. Sua temperatura ideal é entre 15 e 21°C, não sendo indicado temperaturas acima de 24°C durante o dia. Pode atingir 20 cm de altura.

O solo pode ser qualquer tipo de mistura que seja bem drenada e um vaso com furos no fundo. É importante que fique bem drenado para não apodrecer o bulbo. A propagação é feita pelo próprio bulbo, normalmente deve ser feita quando a planta entra em dormência, é só remover o bulbo do vaso e depois remover os pequenos bulbos que se formam em volta dele. Plante esses pequenos bulbos e você terá novas plantas.

A cada dois anos pode ser necessário o replantio usando o mesmo vaso ou trocando para um vaso maior.

Ela prefere local de luz indireta do sol, pode ficar em uma janela iluminada em posição que o sol não bata nela.

Como cuidar do Trevo Roxo, Oxalis triangularis
Como cuidar do Trevo Roxo, Oxalis triangularis

Evite a rega excessiva pois apodrece o bulbo, sempre deixe o solo secar entre as regas. Sinta com o dedo se a parte superior do solo secou, se secou pode regar. Não esqueça de parar a rega quando a planta estiver no período de dormência.

Quem quiser pode usar fertilizante durante o período de crescimento, pare também no período de dormência.

Período de dormência

No período de dormência que é preciso ter um pouco mais de cuidado, pois é quando a planta precisa descansar. Isso acontece quando as folhas param de abrir à luz do dia e começa a ficar sem vitalidade. Esse processo de dormência pode ocorrer sempre que a planta quiser ou devido à temperaturas muito quentes e falta de água.

No período de dormência se a folhagem murchar e morrer pare a rega! Deixe a folha morrer. Quando a folhagem ficar marrom, remova e aguarde o próximo período de crescimento, pode levar de duas a quatro semanas. Quando começar o novo crescimento, comece os cuidados normais de rega e fertilizante.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais a Oxalis triangularis contém o princípio tóxico oxalato de cálcio que pode causar falha nos rins, tremores e salivação caso seu animalzinho coma. Portanto deixe a planta longe deles!