Como cuidar de galatea ou Calathea Crocata

Como cuidar de galatea ou Calathea Crocata? A Calathea Crocata é uma planta herbácea nativa do Brasil também conhecida como calateia, que pode atingir até 60 cm de altura. Suas folhas se levantam e fecham durante a noite como se fosse dormir. Neste post falaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da Calathea Crocata em vaso dentro de casa, e ainda se ela é tóxica para cães e gatos.

Como cuidar de galatea ou Calathea Crocata

Esta planta pertence à família Marantaceae que tem vários tipos de Calanthea, mas a Calanthea Crocata é considerada especial devido às suas lindas flores que aparecem na primavera-verão e ficam acimadas folhas. Elas possuem a cor amarelo-alaranjadas que parecem chamas de fogo (em inglês é conhecida como Eternal Flame / Chama Eterna). As folhas são enrugadas na cor verde-metálico, tons de roxo na face superior e tons castanho na face inferior.

É uma planta que gosta de calor e umidade, se tiver pouca umidade as folhas podem ficar com manchas marrom. Mas não gosta do sol direto, tem que ficar em um cômodo da casa que seja claro mas sem sol direto senão as folhas perdem a cor.

O melhor tipo de substrato para a Clathea Crocata é com turfa e húmus. A melhor maneira é a propagação por divisão, e as novas plantas precisam ter algumas folhas e raiz forte. Plante 5 a 8 cm de profundidade no vaso.

Como cuidar de Galatea ou Calathea Crocata
Como cuidar de Galatea ou Calathea Crocata

O solo tem que ficar úmido mas não encharcado, por isso é importante uma boa drenagem, senão a raiz apodrece. Regue sempre que sentir o solo seco, normalmente de três em três dias. Enfie o dedo na terra para sentir e lembre-se que no verão a rega tem que ser mais frequente.

A cada 15 dias é recomendado o uso de fertilizante próprio para este tipo de planta para ajudar no crescimento.

A pode regular também é recomendada, podando na base, local onde a folha encontra o caule. Corte as bordas marrons das folhas com tesoura, elas voltam a crescer normalmente. Mas preste atenção! Pois se tiver muitas folhas com manchas marrom pode ser excesso ou falta de água.

É tóxica para cães e gatos?

De acordo com a ASPCA, as Calathea não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas sempre tenha cuidado e preste atenção se seu animal está comendo a planta, pois mesmo sem princípios tóxicos ele pode se engasgar.

3 comentários em “Como cuidar de galatea ou Calathea Crocata”

  1. Boa tarde! Onde posso adquirir uma muda de Calathea Crocata? não encontro qualquer anuncio de venda desta planta.

    • Olá Débora

      Na internet não encontramos mesmo, mas a revista Casa Vogue indica alguns locais que você pode comprar, talvez seja possível encontrar neles https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2020/05/onde-comprar-plantas-online-12-lojas-para-fazer-o-seu-pedido-na-quarentena.html

      1. Botânica e Tal
      Com plantas, vasos e acessórios para jardinagem, a Botânica e Tal está atendendo os clientes via Instagram ou WhatsApp (11 98211-9986) e fazendo entregas em domicílio. O valor do frete varia entre R$ 20 e R$ 35, conforme a distância a partir do bairro Sumaré, em São Paulo, onde a loja está localizada. O atendimento é realizado entre 9h30 e 19h30.

      2. Guacho Plantas
      Outra opção para quem quer comprar plantas sem sair de casa é a Guacho Plantas. A loja, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo, está atendendo os clientes pelo telefone (11 94225-5354) durante a quarentena. As entregas são gratuitas para pessoas que moram em um raio de até 8 km.

      3. Mil Plantas
      Para quem também quer comprar flores ou acessórios de jardinagem, a Mil Plantas é uma opção. A loja, localizada na Vila Leopoldina, também está atendendo os clientes por meio do WhatsApp (11 94075-0345) e utilizando um sistema de delivery.

      4. Della Flores
      Ainda no segmento de flores, é possível solicitar o catálogo da Della Flores via WhatsApp (11 98456-6838) e pedir sua encomenda. A loja atende clientes de São Paulo e da região de Campinas. Além disso, o frete é gratuito para os moradores dos bairros Vila Madalena, Pinheiros e Pompéia, em São Paulo.

      5. Verdeiro Josephina
      A Verdeiro Josephina, localizada na Vila Madalena, em São Paulo, vende plantas para ambientes internos e acessórios bôtanicos. Atualmente, por conta da pandemia, as vendas são realizadas por meio do Instagram ou do WhatsApp (11 98841-1111) da loja.

      6. Selvvva
      A Selvvva, que já se tornou queridinha dos amantes de jardinagem em São Paulo, também está atendendo os clientes por WhatsApp (11 97096-6907) durante a quarentena. Além disso, é possível comprar pela loja online da empresa.

      7. F L O atelier botânico
      Também localizado na Vila Madalena, o F L O atelier botânico está realizando entregas em um raio de até 8 km. Além do atendimento por WhatsApp (11 97188-6116), também é possível comprar pelo site da loja.

      8. Amapá Flowershop
      A Amapá Flowershop, na Vila Madalena, também está com a loja física fechada durante a quarentena. No entanto, é possível comprar plantas, suportes e objetos para decoração por exclusivamente meio da loja virtual da empresa.

      9. Ateliê Pitanga
      O Ateliê Pitanga, localizado no bairro Mirandópolis, na Zona Sul de São Paulo, vende flores e kokedamas. O atendimento da loja também está ocorrendo por meio do Instagram ou WhatsApp (11 93321-4970).

      10. Bem Me Quer
      Para comprar flores e itens de decoração, a Bem Me Quer conta com uma loja virtual e também está atendendo os clientes por meio do Instagram, WhatsApp (11 97203-6291) e telefone (11 3088-5450). Além disso, também é possível retirar o pedido na loja, que fica localizada no Jardim Paulista, em São Paulo.

      11. Galeria Botânica
      A Galeria Botânica é também uma ótima opção para quem quer comprar plantas e flores. A loja, localizada em Pinheiros, está atendendo por meio do Instagram, entre 10h e 18h, das segundas-feiras aos sábados.

      12. Blumenfee_Floricultura
      Por fim, a Blumenfee_Floricultura encerra a lista de lojas virtuais para comprar plantas durante a quarentena. A loja, localizada na Bela Vista, em São Paulo, está atendendo exclusivamente via Instagram, também entre 10h e 18h, das segundas-feiras aos sábados.

      Nesta outra revista também tem outros locais https://avidanocentro.com.br/cidades/onde-comprar-plantas-online-na-quarentena/

Os comentários estão encerrado.