Como cuidar de Jasmim de Madagascar

Como cuidar de Jasmim de Madagascar em casa? A Stephanotis floribunda, mais conhecida como Jasmim de madagascar, é uma planta trepadeira nativa de Madagascar que pode ser cultivada tanto fora quanto dentro de casa. Suas flores cerosas tubulares são muito perfumadas e deixa o ambiente agradável, sendo muito usada em buquês de noivas. Neste post explicaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo do jasmim de madagascar dentro de casa.

Como cuidar de Jasmim de Madagascar

A Jasmim de Madagascar gosta de ambiente quante, úmido, chuva e períodos frescos, por isso seu cultivo pode ser difícil dentro de casa, ela sobrevive mas pode não florir. Você também vai precisar de um vaso com arame para que a planta tenha como crescer sem cair do vaso, pode atingir 3 metros de altura.

Pode florescer em qualquer época do ano em locais fechados, desde que tenha calor, umidade e luz suficiente, as flores duram alguns dias. Mas a época de maior florescência é primavera e verão. Em locais mais frios pode ser bem difícil dela florescer.

O solo ideal é uma mistura de turfa com perlita. Coloque em vaso bem drenado pois suas raízes não podem ficar encharcadas, senão apodrece e a planta morre.

Como cuidar de Jasmim de Madagascar
Como cuidar de Jasmim de Madagascar

Gosta de sol pleno principalmente na época do crescimento. Aguenta uma a duas horas de sol direto durante o dia, mas não deixe durante o verão pois pode pejudicá-la. O ideal é deixar em local na janela que pegue bastante luz com meia-sombra.

A rega deve ser maior durante o crescimento e durante o verão, sempre que sentir a parte superior do solo está secando, regue. No inverno deixe o solo secar mais tempo e depois regue. Caso esteja regando demais as folhas podem ficar amarelas e cair, o mesmo ocorre se houver queda de temperatura.

O replantio pode ser necessário a cada dois anos modificando o substrato. A propagação pode ser realizada por estaquia dos ramos após a floração. Não necessita de poda.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, o Jasmim de Madagascar não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mas mesmo assim é preciso ter cuidado se seu animal comer, pois eles podem se sufocar com plantas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.