Como cuidar de Gravatá-de-brinco

Como cuidar de Gravatá-de-brinco em vaso dentro de casa? A gravatá de brinco, Billbergia nutans, também conhecida como lágrimas-de-rainha (em inglês), é uma bromélia nativa da América do Sul. É uma planta bastante resistente que possui flores coloridas, muito fácil de cultivar. A seguir explicaremos sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da Billbergia nutans. Também explicaremos se ela é tóxica ou não para cachorros e gatos.

Como cuidar de Gravatá-de-brinco

Esta espécie de Bromélia também vive em árvores e até no chão da floresta, gosta de ambientes bastante úmidos e absorve a umidade e nutrientes por suas flores e folhas e não pela raiz. Para plantar dentro de casa você precisa colocar em vaso com substrato próprio para bromélias ou orquídeas. Ela pode atingir 45 cm de altura.

A propagação pode ser feita removendo um broto da planta-mãe usando uma lâmina e plantando ela no vaso, corte um pedaço que tenha um terço do tamanho da planta-mãe. Em algumas semanas ela irá enraizar no vaso. Normalmente têm três anos de vida.

Prefere temperaturas mais quentes, no verão entre 18 e 27°C e no inverno entre 16 e 24°C, não gosta de temperaturas frias demais. Além disso no verão deixe-a em local meia-sombra, nas outras estações pode deixar em local com bastante luz mas indireta. Não deixe contato direto com a luz do sol pois pode destruir as flores.

Como cuidar de Gravatá-de-brinco
Como cuidar de Gravatá-de-brinco

Conforme ela cresce poderá ser necessário o replantio para um vaso maior, com pelo menos, 15 cm maior.

Como regar a gravatá-de-brinco?

A rega no verão deve ser feita todos os dias para manter o solo da gravatá-de-brinco úmido, mas não deixe encharcar! Os “copos” da planta que estiverem para cima, podem ser enchidos com água e deixados em repouso, pois elas vivem assim nas florestas.

Mas atenção! Durante o outono, inverno e quando estiver mais frio na primavera, você deve usar um borrifador para borrifar a água na planta algumas vezes na semana mas não todos os dias, e regue apenas para manter o solo um pouco úmido, para que não fique completamente seco.

Quem quiser poderá utilizar fertilizante líquido diluído em água de 15 em 15 dias no verão, borrife junto da água quando for regar. Nas outras estações faça apenas uma vez por mês.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de Gravatá-de-brinco

Se as folhas estiverem marrom pode ser devido ao ar muito seco de onde você mora. Aumente a quantidade de vezes que borrifa água nas folhas e flores para aumentar a umidade.

Se a planta não estiver florescendo existem duas dicas. Uma é colocar sal de fruta dissolvido no copo da planta para incentivar a produção de clorofila. A outra é embalar a planta dentro de um saco com uma fatia de maçã ou uma maçã inteira. A maçã vai liberar gás etileno que ajuda a formar as flores. Deixe a gravatá-de-brinco dentro do saco por 10 dias e depois tire. As flores deverão aparecer depois de um mês ou dois.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, as bromélias não possuem princípio tóxico para cachorros e gatos. Mas mesmo assim evite que o animal fique comendo, pois ele pode se engasgar com as folhas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.