Como cuidar de Prímula

Como cuidar de Prímula em vaso dentro de casa? A Primula obconica, também conhecida como Pão-e-queijo, é uma planta perene nativa da China. São populares pois suas flores aparecem no final do inverno e na primavera, deixando a casa bonita. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de água e luz para cultivo da prímula. Também explicaremos se ela é perigosa para cães e gatos.

Como cuidar de Prímula

É uma planta que prefere a temperatura fresca e adora ficar em meia sombra, longe da luz direta do sol. Em locais mais frios ela até aguenta um pouco mais de luz que o normal. Por não precisar de tantos cuidados, é bem simples de cultivar. Coloque o vaso em local da casa onde a luz fique fitrada.

Como especificado no início, ela floresce no inverno e primavera, as flores duram por quase dois meses. Após as flores desaparecerem, mantenha a planta em local fresco com sombra, assim você irá encorajar dela florescer no ano seguinte.

A prímula gosta de solo úmido, bem drenado e rico em húmus. Uma dica é usar substrato de turfa misturado no solo, a turfa vai permitir que o solo retenha umidade necessária que a planta necessita. Não deixe prato no fundo do vaso ou deixe prato com furo, pois a raiz não pode ficar encharcada.

Como cuidar de Prímula
Como cuidar de Prímula

A rega deve ser feita de maneira que o solo permaneça úmido mas não encharcado. Sinta com o dedo, quando começar a secar a parte superior regue. Nunca deixe ela secar por completo, porque ela vai murchar e ficar feia. O excesso de água podem deixar as folhas amarelas.

Não costuma precisar de muito fertilizante, mas se você quiser colocar fertilizante, dê uma vez antes da floração e depois uma vez quando tiver florido. Dê preferência pelo fertilizante líquido e dilua com água.

Talvez seja preciso podar a prímula de vez em quando, para encorajar o florescimento. Sempre remova flores gastas, desbotadas e as que estiverem mortas. Atenção! Ao podar use luvas pois ela pode causar irritação na pele!

Prímula é tóxica para cães e gatos?

Sim, a prímula contém o princípio tóxico saponinas triterpenóides que pode causar salivação, vômito, diarréia e em grandes quantidades, anormalidades no batimento cardíaco, convulsão e morte. Portanto não deixe em local que seu companheiro possa comer.

1 comentário em “Como cuidar de Prímula”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.