Como cuidar de Poinsétia

Como cuidar de Poinsétia em vaso? A Poinsétia também conhecida como bico-de-papagaio e rabo-de-arara, tem o nome científico de Euphorbia pulcherrima, que significa a mais bela das eufórbias. É uma planta nativa do México e América Central, muito cultivada dentro de casa devido à beleza das suas folhas vermelhas, principalmente no Natal. Neste post explicamos tipo de solo, quantidade de luz e água para seu cultivo, e ainda se ela é tóxica para cães e gatos.

Como cuidar de Poinsétia

A poinsétia pode atingir 45 cm de altura, suas folhas podem ser vermelhas (as mais famosas), mas também podem ser rosas, brancas ou creme. Suas flores aparecem no outono. Cuidando corretamente as brácteas podem durar dois meses ou mais, depois disso é preciso alguns cuidados e paciência para que ela floresça novamente.

A poinsétia gosta de temperaturas entre 18 e 24°C, mas não tolera frio demais. É uma planta de clima equatorial, subtropical e tropical.

Como cuidar de Poinsétia, Euphorbia pulcherrima
Como cuidar de Poinsétia, Euphorbia pulcherrima

Prefere local iluminado da casa. Evite deixar na luz direta do sol no verão, deixe na janela onde pegue bastante luminosidade mas sem que os raios de sol batam nela.

Pode ser plantada em vaso com solo fértil e bem drenado, com turfa, perlita e vermiculita. É importante que seja drenado para que a raiz não apodreça. A propagação é feita por estaquia cortando estacas da planta nova, de uns 15 cm.

Regue a poinsétia sempre que sentir o solo seco ao toque, não deixando prato cheio de água embaixo, o excesso de água mata a planta. Quem quiser pode usar fertilizante líquido uma vez por mês.

Se a raiz da planta começar a ficar grande demais para o vaso, será necessário o replantio para um vaso alguns centímetros maior.

Problema que pode ocorrer

Se as folhas começarem a cair sozinhas é importante verificar o problema. O calor em excesso e o tempo muito seco podem estar causando esse problema. O estresse também pode causar queda das folhas.

Mantenha a planta em local fresco, sem corrente de ar. Tenha certeza de estar fornecendo água suficiente para ela não morrer. Se ela continuar perdendo muitas folhas, pode ser necessário descartá-la.

Poinsétia é tóxica para cães e gatos?

Sim, a poinsétia pode causar irritação da boca e do estômago do cachorro e do gato, além de poder causar vômito e diarréia. Portanto não deixe seu companheiro comer a planta.