Como cuidar de bromélia Guzmania lingulata

Como cuidar de bromélia Guzmania lingulata em casa? Nativa da América Central e América do Sul, as bromélias Guzmania são epífitas, espécies que se desenvolvem sobre outras plantas sem lhes causar danos. Suas raízes são pequenas e se forma acima do solo. Elas produzem sua flor em forma de xícara uma vez na vida, quando vista de cima, a flor parece uma estrela. Neste post explicamos como cuidar desta bromélia dentro de casa, tipo de solo, quantidade de luz e água para seu cultivo.

Como cuidar de bromélia Guzmania lingulata

Como só floresce uma vez na vida, sua floração é difícil e quando aparece dura cinco meses. Quando a flor morre, ela deixa brotos que podem ser propagados. Deve ser plantada em vasos de até 15 cm, pois vasos muito grandes vão reduzir o tempo de duração da floração. Tem que fica em um local seguro, pois conforme crescem ficam pesadas podendo derrubar o vaso.

O solo ideal para plantar em vasos dentro de casa tem que terra vegetal com pedra pomes ou cascas de pinus.

É uma planta que prefere clima tropical, com temperaturas entre 18 e 27°C. Gosta de luz do sol mas tem que ser luz indireta do sol, pois seu habitat nativo é nos troncos das árvores. Se o sol bater muito na planta, vai queimar suas folhas e destruir a flor.

Como cuidar de bromélia Guzmania lingulata
Como cuidar de bromélia Guzmania lingulata

Poderão aparecer pequenos brotos próximos à planta, eles podem ser quebrados na raiz e propagados em recipiente separados quando atingirem 8 cm de altura.

Quantidade de rega para bromélia Guzmania lingulata

Gosta de rega frequente, as raízes devem ficar umedecidas mas não encharcadas. Regue o solo até ficar molhado mas nunca encharcado. Depois da rega aguarde o solo secar para regar novamente. Nunca deixe água no prato embaixo do vaso pois isso irá matar a planta.

Ela gosta de umidade, portanto se dentro da sua casa for muito seco, de vez em quando borrife água nas folhas e flor.

O copo da flor também deve ser regado e mantigo cheio de água com 2,5 ou 5 cm de água. De quatro em quatro dias derrame a água que estava dentro do copo e coloque água limpa.

Problemas que podem ocorrer

Se as folhas estiverem marrom pode ser culpa do ar seco, borrifar água nas folhas poderá ajudá-la a se recuperar. Ou pode ser que você não esteja regando suficiente e o solo está ficando seco.

Se aparecem manchas marrom pode ser devido ao excesso de sol, mude a planta de local.

Se ela morrer anter de florescer, pode ser culpa de rega excessiva.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a ASPCA (Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais), as orquídeas não possuem princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim não é recomendado deixar seu companheiro comer, pois ele pode se engasgar.