Como cuidar de palmeira ráfia, Rhapis excelsa

Como cuidar de palmeira ráfia em casa? A Rhapis excelsa, mais conhecida como palmeira ráfia ou palmeira-rápis, é uma planta perene nativa da China e Taiwan. É uma planta popular para cultivo dentro de locais fechados, pois fica muito bonita e ainda promove remoção de toxinas presentes no ar, deixando o ar mais limpo. A seguir explicaremos o tipo de solo, quantidade de luz e água para você cultivar a palmeira-rápis em vaso.

Como cuidar de palmeira ráfia

Essa palmeira pode atingir até 4 metros de altura e suas folhas podem atingir de 20 a 30 cm, dentro de um ano. Cada broto nasce envolto em uma folha verde tubular, que se descascará sozinha conforme ele endurecer, ficando com aspecto de madeira. Os ramos jovens têm uma ou duas folhas, quando crescem podem ter 10 ou mais. Os ramos podem atingir até 60 cm de comprimento.

É uma planta que gosta de clima equatorial e subtropical, tolerando as mais variadas temperaturas, de negativas até 37°C. Prefere a luz indireta do sol, a luz direta irá causar danos das folhas.

A palmeira ráfia pode ser colocada em vaso com os mais variados tipos de substratos, desde que seja um solo fértil. Evite mover para vasos maiores com muita frequência, elas se adequam bem a vasos que parecem pequenos para elas. Normalmente é preciso fazer o replantio para vaso maior somente uma vez a cada dois anos. O tamanho máximo de vaso é cerca de 30 cm.

Como cuidar de palmeira ráfia, Rhapis excelsa
Como cuidar de palmeira ráfia, Rhapis excelsa

A poda pode ser realizada para controlar o crescimento descontrolado da palmeira. Também podem aparecer flores brancas, que devem ser podadas pois desperdiçam energia da planta.

Seus brotos aparecem na base da planta e podem ser usados para propagação da palmeira ráfia. Remova um broto basal que tenha raízes aderidas e plante em vaso de até 12 cm. Será preciso cavar e quebrar hastes do sistema radicular. Deixe em local quente e regue moderadamente.

Quantas vezes regar a palmeira ráfia?

A rega precisa ser feita para que o solo fique constantemente úmido mas nunca encharcado. Não deixe água acumulada no fundo, pois apodrece a raiz, remova água que possa ficar no prato.

Normalmente não precisa usar fertilizante, principalmente porque se exagerar poderá matá-la.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de palmeira ráfia

Com o envelhecimento, as folhas inferiores perdem a cor e devem ser podadas para não prejudicar a planta.

Se as folhas estiverem ficam marrom pode ser causado pelo excesso de calor ou falta de água, verifique de acordo com a sua. Remova as folhas marrom, pois elas prejudicam a planta.

Se as folhas estiverem com pontas pretas pode ser excesso de água ou muito feritilizante, reduza de acordo com seu caso. Corte as folhas pretas.

Sempre que um broto morre, é preciso remover todo o estipe, senão poderá envenenar toda a planta. Remova o estipe ao nível do solo.

Se a palmeira ráfia secou, pode ser culpa do ar seco, borrife água nas folhas uma vez por semana e mantenha o substrato umedecido.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a palmeira ráfia não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, pois ele poderá se engasgar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.