Como cuidar de orquídeas em casa

Como cuidar de orquídeas? As orquídeas são plantas amadas por muitas pessoas em todo o mundo. Sua simplicidade e beleza consegue encantar qualquer ambiente. Mas, para que elas sempre fiquem belas, é necessário aprender a cuidar de orquídeas de maneira correta. Elas são flores extremamente delicadas, que exigem um pouco de cuidado, mas nada que você não consiga fazer!

O que é preciso fazer para cuidar de orquídeas em casa

O primeiro passo para cuidar de orquídeas é encontrar uma planta que se adapte bem na sua região. Digo isso porque você deve tentar reproduzir o ambiente o mais próximo possível da origem da planta.

É possível encontrar diversos tipos de espécies. A maioria vem de ambientes com pouca luz e pouco sol. Ela também gosta de ambientes úmidos, uma vez que recolhe uma boa quantidade de água diretamente do ar “que ela respira”. Veja outras dicas que você pode usar em casa:

Como cuidar de orquídeas em casa
Como cuidar de orquídeas em casa

Prefira vasos de barro ao invés dos vasos de plástico

Os vasos de plástico deixam a planta mais úmida e isso não é bom, pois orquídeas gostam de água, mas não em excesso. Já o vaso de barro, por se um material poroso, acaba ajudando na absorção de água.

Durante o inverno, você só precisa molhar duas vezes por semana!

Como já mencionamos, o excesso de água faz mal. Por isso, durante os períodos mais frios, você só precisa regar sua planta duas vezes por semana. É mais do que o suficiente. Mesmo assim, antes de colocar água, verifique a terra. Caso ela ainda esteja um pouco úmida, espere mais um dia. Vá verificando até que note que já está seca para colocar mais água.

Deixe as plantas em local iluminado, mas sem luz direta do sol

O sol pode queimar as flores e fazer todo seu trabalho ir por água abaixo. Por isso, deixe suas plantes em ambientes iluminados, mas jamais expostas diretamente ao sol. Caso as folhas comecem a ficar amarelas demais, pode ser um sinal que que a planta está recebendo luz em excesso. Mude o local.

Orquídeas gostam de variação de temperatura

As orquídeas não gostam de temperatura constante. Se você tem uma varanda ou jardim pode resolver isso mudando a planta de ambiente durante o dia. Mas não se esqueça que elas não gostam de temperaturas abaixo dos 15°C. Muitas vezes as flores não brotam e é justamente por conta da falta desta variação.

Use materiais esterilizados para cuidar das suas plantas

As orquídeas são plantas lindas, mas muito frágeis. Sendo assim, antes de usar qualquer material, seja para para podar folhas, colocar adubo e outros, procure esterilizar tudo. Esquente na boca do fogão e deixe esfriar. Se tiver, pode usar um maçarico portátil. Faça isso para cada planta.

Orquídeas são perigosas para cães e gatos?

Não, as orquídeas não são consideradas tóxicas para cachorros e gatos.

Se você quer aprender mais sobre orquídeas, sugerimos  este cursinho gratuito com várias dicas para cuidar de orquídeas em casa.

Muitos dizem que cuidar de orquídeas pode ser difícil, mas quem sabe este não se torna um hobby para o resto da vida?

1 comentário em “Como cuidar de orquídeas em casa”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.