Como cuidar da monguba em vaso

Como cuidar da monguba em vaso dentro de casa? A Pachira aquatica, mais conhecida no Brasil como monguba, munguba, cacau-selvagem e castanheira-da-água, é uma planta perene nativa da América do Sul e Central. Em inglês é conhecida como Money Tree ou árvore do dinheiro, pois alguns países acreditam que ela atrai dinheiro e prosperidade. É uma planta fácil de cuidar em ambiente fechados. Neste post falaremos um pouco sobre o tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da monguba.

Dicas para cuidar da monguba

A monguba pode atingir até 10 metros de altura dentro de casa e 20 metros se cultivada no jardim. Ela floresce e dá fruto comestível apenas quando cultivada em local aberto, dentro de casa é cultivada para enfeitar o ambiente, inclusive como bonsai. Seus troncos são entrelaçados, espessos e lenhosos com casca. Na parte superior do tronco aparecem as folhas grandes e palmadas, divididas em 5 ou mais folíolos verdes e brilhantes (presos como dedos). Ela tem uma aparência de árvore e palmeira misturadas.

Prefere temperaturas entre 18 e 24°C, não suporte frio demais. Tem que ficar em local na casa com sol pleno ou meia sombra, nunca luz direta do sol, pois queima suas folhas. No inverno não tem problema pegar menos sol, pois é a época que ela descansa e retarda o crescimento naturalmente, ela não vai produzir brotos e folhas.

Coloque a monguba em vaso com solo fértil rico em matéria orgânica, pode ser substrato de turfa com perlita ou areia para aumentar a drenagem.

Como cuidar da monguba
Dicas para cuidar da monguba

O replantio pode ser necessário a cada dois anos, mas normalmente não precisa de vaso maior. Apenas para mudança do substrato, caso modifique para um maior, ela irá crescer mais do que o tamanho atual.

Monguba pode ser propagada por estaquia cortando a ponta de caule de 15 cm de comprimento, deixando pelo menos um nó e um ou dois conjuntos de folhas. Utilize enraizador no corte e plante no substrato do vaso, pode levar até seis semanas para crescer.

Se você quiser reduzir o tamanho da planta, será preciso podá-la até o tamanho desejado. Quando cortar o caule deixe sempre 1,5 cm acima de um nó e pecíolo com uma folha presa.

Quantidade de água na rega da Pachira aquatica

Regue sempre que o solo ficar seco (sinto com o dedo), regue completamente. Remova qualquer água que possa ficar no prato, pois se ficar encharcada ela pode morrer. No inverno reduza bastante a rega, pois ela diminui o crescimento naturalmente e não precisa de tanta água como na primavera e verão.

Também gosta de muita umidade, por isso durante o verão pode ser necessário colocar o vaso em cima de um tabuleiro cheio de pedrinhas com água. O vaso não pode ficar dentro da água, é para ele ficar por cima das pedrinhas, somente para elas aumentarem a umidade ao entorno do vaso.

Pode ser necessário o uso de fertilizante diluído a cada 15 dias no início da primavera para encorajar o crescimento, pare no inverno.

Problemas mais comuns ao cuidar da monguba

Se as pontas das folhas e bordas estão ficando marrom, pode ser muito ar seco, coloque no tabuleiro com pedrinhas e água (como explicado anteriormente). Mas também pode ser água ou luz em excesso ou em pouca quantidade. Você precisa verificar de acordo com a sua.

Folhas amarelas e caindo pode ser muito fertilizante ou excesso de água. Regue apenas quando o solo estiver seco ou reduz o uso de fertilizante. Se forem as folhas mais baixas, é normal ficar amarela e cair de vez em quando.

Se as folhas estiverem caindo pode ser culpa de uma mudança de temperatura ou redução de luz solar. O estresse tambémpode causar queda das folhas, caso tenha mudado ela recentemente de local, pode ser isso.

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a camedórea-elegante não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, para não correr o risco de ficar engasgado.