Como cuidar da camedórea-elegante

Como cuidar da camedórea-elegante em vaso? A Chamaedorea elegans, conhecida no Brasil como camedórea-elegante, palmeira de salão ou pacaia, é uma planta perene nativa do México. É uma das palmeiras mais populares para cultivo dentro de casa, por ser fácil de cuidar e deixar o ambiente bonito. Neste post falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da camedórea-elegante. Ela é tóxica para cães e gatos?

Dicas para cuidar da camedórea-elegante

A palmeira camedórea atinge o máximo de 2 m de altura e tem crescimento bem lento. Sua beleza está nas folhas, que crescem e ao amadurecer, caem ou ficam penduradas. Podem florescer após alguns anos, flores amarelas que produzem sementes, mas é difícil crescer uma nova planta a partir dessas sementes.

Prefere temperaturas de 18°C ou acima, não suporta muito frio. Sobrevive em meia sombra e até luz difusa, sempre luz solar indireta, senão pode queimar suas folhas.

Precisa ficar em vaso bem drenado com substrato também drenável, pois não suporta o encharcamento das suas raízes. Utilize qualquer tipo de substrato fértil, bem drenável, rico em matéria orgânica.

Como cuidar da camedórea-elegante
Dicas para cuidar da camedórea-elegante

Não modifique o vaso frequentemente, pois ela não gosta de ser perturbada. Faça o replantio apenas quando sentir que as raízes estão confinadas demais para o tamanho do vaso.

Ela se propaga por semente, mas é bem difícil de fazer, por isso o recomendado é comprar a planta no vaso.

Quantidade de água na rega da camedórea-elegante

Ela não suporta muito rega, o que irá encharcar o solo e poderá matá-la. Regue somente quando a parte superior do solo começar a secar, sinto com o dedo. No inverno reduza bastante a rega.

A camedórea elegante gosta de umidade, portanto poderá ser necessário borrifar suas folhas de tempos em tempos, principalmente se onde você mora for muito seco.

Também poderá necessitar de fertilizante uma vez a cada 15 dias durante a primavera até outono.

Problemas comuns ao cuidar da camedórea-elegante

Se as folhas estiverem ficando amareladas pode ser que você esteja regando pouco. Tente regar um pouco mais, mas sem exageros!

Se as folhas estiverem marrom nas pontas, também pode ser culpa de pouca rega ou baixa umidade do ar (sendo necessário borrifar as folhas). O ar frio também causa esse problema. Verifique de acordo com a sua.

Folhas marrom é normal e ocorre naturalmente, você precisa podar essas folhas para encorajar o crescimento. Mas se elas estiverem apodrecendo além de ficarem marrom, pode ser rega em excesso, reduza!

É tóxica para cães e gatos?

Não, de acordo com a Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais, a camedórea-elegante não possui princípios tóxicos para cachorros e gatos. Mesmo assim evite que seu companheiro coma, para não correr o risco de ficar engasgado.