Como cuidar de cica, Cycas revoluta

Como cuidar de cica dentro de casa? A Cycas revoluta, mais conhecida como cica ou palmeira-sagu no Brasil, é uma planta perene nativa da Ásia. Ela é chamada de palmeira-sagu por suas frondes serem parecidas com de uma palmeira, mas não é uma palmeira verdadeira. A seguir explicaremos um pouco sobre tipo de solo, quantidade de luz e água no cultivo da Cycas revoluta, e se ela é tóxica para cães e gatos.

Dicas para cuidar de cica

A cica pode atingir até 60 cm de altura quando cultivada em vaso dentro de casa, no jardim ela atinge até 3,6 metros de altura. Normalmente leva cinco anos ou mais para atingir a altura máxima, e as folhas demoram para aparecer, por isso o ideal é comprar ela já pequena no vaso e manter seu tamanho.

Possui um caudex ou cáudice, que produz frondes pinadas, contém várias folhagens em um único caule, parecido com uma samambaia. Essas frondes são rígidas e quebradiças, podem atingir até 30 cm de comprimento. Deve-se ter cuidado ao encostar nela para não quebrar as frondes!

A temperatura ideal para o cultivo é entre 16 e 24°C, não suporta temperaturas muito frias. Prefere sol pleno sem contato com luz direta do sol, portanto deixe em um quarto ou sala que tenha bastante luz.

Ela deve ficar em vaso areado com solo bem drenável, pode utilizar um substrato de turfa com areia e casca de pinheiro. É importante que seja uma mistura leve e permeável, rica em matéria orgânica.

Como cuidar de cica, Cycas revoluta
Dicas para cuidar de cica, Cycas revoluta

O replantio pode ser necessário a cada três anos, pois é uma planta que demora bastante para crescer.

Sua propagação pode ser feita por semente, mas é muito difícil, precisa de pessoas especializadas. Também pode ser propagada por separação das mudas formadas em torno da planta mãe.

Quantidade de água na rega da palmeira-sagu

A rega deve ser feita para manter o solo úmido, portanto deve-se regar regularmente sempre que a parte superior do solo começar a secar. Uma dica é enfiar toda ponta superior do dedo indicador na terra para sentir. Evite regar em excesso ou regar a coroa da planta, pois ela pode morrer devido ao apodrecimento.

Diminua a rega no inverno, levando mais tempo de uma rega para a outra.

Prefere local úmido, se o ar estiver muito seco, coloque um tabuleiro com pedrinhas e um pouco de água embaixo do vaso. Sem deixar o vaso entrar em contato com a água. As pedrinhas vão aumentar a umidade para a planta. Se necessário borrife as folhas com água durante o verão.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de cica

Folhas com pontas marrom pode ser ar muito seco, utilize o tabuleiro com pedrinhas ou borrife as folhas para tentar recuperar e evitar que outras fiquem marrom.

Folhas ficando amarelas é um processo normal da planta para conservar nutrientes, as folhas velhas se tornam amarelas e depois marrom para caírem. Mas se forem folhas novas pode ser falta de nutrientes ou ataque de insetos (aplique fertilizante ou inseticida, de acordo). Caso tenha sido plantada recentemente, pode ter sido mal plantada ou pouca drenagem no solo.

É uma planta que demora anos para desenvolver frondes novas, mas se a sua nunca aparecer, pode ser culpa de cultivo errado. Dê luz e água conforme explicado, utilize um substrato permeável para a planta.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a Cycas revoluta contém o princípio tóxico cycasin que causa vômito, icterícia, aumento de sede, gastroenterite hemorrágica, hematomas, coagulopatia, lesões no fígado, insuficiência hepática e até morte, em cachorros e gatos. Portanto não deixe de jeito nenhum em local que seu companheiro possa comer!