Como cuidar de falsa-seringueira em vaso

Como cuidar de falsa-seringueira em vaso? A Ficus elastica, mais conhecida como falsa-figueira e árvore-de-borracha, é uma planta perene nativa da Índia, Nepal, Myanmar, China e outros. Pode atingir 30 metros de altura quando cultivada na parte externa da casa, mas no interior sua altura costuma atingir no máximo uns 3 metros. A seguir falaremos sobre tipo de solo, quantidade de luz e água para cultivo da falsa-seringueira, e se ela é tóxica para cães e gatos.

Dicas para cuidar de falsa-seringueira

Existe uma enorme variedade da Ficus elastica, sendo que as mais comuns para cultivo no interior é a Ficus decora, que possui folhas verdes brilhantes rígidas parecidas com couro que atingem 30 cm de comprimento, e a F.elastica robusta que possui folhas maiores que a decora. Elas são bonitas pois parecem pequenas árvores dentro de casa, com suas folhas largas e brilhantes.

Prefere temperaturas entre 15 e 24°C, não suporta temperatura muito fria nem corrente de ar frio. Deixe em local bem iluminado, sem luz direta do sol.

Precisa ficar em vaso com furo no fundo para melhorar a drenagem, pois não suporta ficar encharcada. Dê preferência para tipos de substratos que fique bem drenado, pode ser turfa misturada com casca de pinheiro e perlita.

Como cuidar de falsa-seringueira
Dicas para cuidar de falsa-seringueira

O replantio pode ser necessário quando as raízes ficarem muito confinadas no vaso, normalmente de três em três anos. A renovação anual do substrato também é aconselhada.

A propagação da Ficus elastica é complicada, e é feita por corte do caule, cortando alguns centímetros e deixando a seiva secar por uma hora. O problema é que caule tem que ser colocado dentro de hormônio enraizador e ao plantar no vaso com o substrato, é preciso fornecer calor de alguma maneira, a temperatura da planta deve ficar entre 21 e 24°C.

A poda é aconselhável na primavera ou verão, quando a planta atingir a altura que deseja para sua casa. Utilize luvas pois a seiva é irritante! Pode cortar na parte superior e outros ramos indesejados, para dar forma à planta. Faça cortes acima de um nó (onde a folha se prende ao caule ou onde outro caule se ramifica), removendo um terço ou metade de um ramo da planta. Nunca remova muitas folhas da planta, pois isso pode matá-la.

Quantidade de água na rega da falsa-seringueira

Regue sempre que sentir o solo seco ao toque, coloque o dedo na terra uns 2,5 cm (que é o tamanho da ponta do dedo indicador). Pode ser necessário limpar as folhas de tempos em tempos para deixá-las brilhando, utilize pano macio umedecido, pois elas acumulam poeira.

A umidade normal é suficiente para esta planta, se estiver muito seco ou muito quente onde mora, borrife as folhas com água.

Durante a primavera e verão é aconselhável utilizar fertilizante líquido diluído, de 15 em 15 dias.

Problemas que podem ocorrer ao cuidar de falsa-seringueira

Folhas amarelas e caindo – se for as folhas debaixo é normal devido ao envelhecimento. Mas se forem muitas caindo e ficando amarela, pode ser culpa da mudança de temperatura e umidade.

Folhas caindo pode ser excesso de rega, se estiver muito encharcado é aconselhável o replantio.

Extremidades das folhas amarelas pode ser substrato ruim, pouco fertilizante ou água em excesso.

Verifique de acordo com a sua, e faça as modificações de acordo.

É tóxica para cães e gatos?

Sim, a Ficus elastica contém uma enzima proteolítica tóxica chamada ficina e o psoraleno ficusina, que podem causar irritação gastrointestinal e dérmica em cachorros e gatos. Portanto não deixe em local que seu companheiro possa comer.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.